Museu “Paulo Setúbal’ apresenta exposição do artista Mingo Jacob

“Histórias que Os Rios Contam” segue para visitação até o dia 28

Artista plástico leva 20 telas à mostra (foto: AC Prefeitura)
Da redação

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da prefeitura, de 6 a 28 de junho, apresenta a exposição “Histórias que Os Rios Contam”, do artista plástico Mingo Jacob. A mostra – contemplada pelo edital de cultura 05/2023 “Josué Fernandes Pires” – fica aberta para visitação gratuita de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Mingo Jacob apresenta um projeto cultural que explora as ricas histórias dos rios por meio de 20 telas inéditas de pintura à óleo. “Ele não apenas celebra as histórias que os rios contam, mas também destaca a importância vital desses corpos d’água para as comunidades rurais”, ressalta a assessoria de comunicação da prefeitura.

“O público é convidado a refletir sobre sua relação com a natureza, a valorizar a riqueza das histórias que fluem ao longo das correntezas e a se conectar com as narrativas e os personagens que habitam as margens dos rios para embarcar em uma experiência imersiva e emocionante”, segue a assessoria.

“Ao explorar as complexidades e as riquezas dos rios, a exposição celebra a diversidade e a vitalidade das comunidades ribeirinhas, enriquecendo o entendimento sobre o papel fundamental dos rios em nossas vidas”, acrescenta.

“’Histórias que Os Rios Contam’ transporta o visitante para as raízes mais profundas da cultura por meio das telas do artista. Nelas, lavadeiras tecem seus sonhos, pescadores desvendam segredos aquáticos, canoeiros navegam em busca de aventuras e animais cruzam as águas em uma dança da natureza”, conclui a assessoria.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na praça Manoel Guedes, 98, centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.

O artista plástico

Mingo Jacob iniciou a carreira artística no final dos anos 1970, desenvolvendo trabalhos como desenhista em diversos eventos. Conheceu Jaime Pinheiro e principiou no ofício da serigrafia.

Em seguida, começou os estudos com a professora Therezinha Pinto, que, com seus ensinamentos, o iniciou definitivamente no mundo da pintura à óleo. Em 2008, aperfeiçoou-se em pintura acadêmica, na Associação Paulista de Belas Artes, em São Paulo.

Foi presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região (Amart) e, em 2012, realizou a exposição “Tatuí na Visão do Artista”, dando visibilidade artística a diversos patrimônios históricos da cidade.

Também participou de salões, exposições coletivas e individuais, obtendo diversas premiações. Em 2018, realizou a exposição “Terra de Paulo Setúbal”, no Hotel Del Fiol, e em 2021, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

Suas obras serviram de inspiração para o 19º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais, realizado pela prefeitura de Tatuí, para alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino.

Por sua relevante atuação no cenário tatuiano e na difusão das artes plásticas, Mingo é membro do júri do Concurso Paulo Setúbal na modalidade artes visuais.

Nos anos de 2022 e 2023, com a exposição “Terra de Paulo Setúbal”, circulou pelas cidades de Capela do Alto, Cesário Lange, Cerquilho, Quadra, Porangaba, Laranjal Paulista e Tatuí, com o intuito de descentralizar a cultura aos municípios de pequeno porte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui