AC Prefeitura / Evandro Ananias
Evento deverá passar em junho no Jd. Santa Rita e em julho, no Mantovani
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, depois de passar “com sucesso” pela vila Esperança, em abril, o projeto Museu nos Bairros chega à CDHU.
O evento está programado para acontecer no Centro de Capacitação do Fundo Social, à rua Antenor dos Santos, 16, das 9h às 14h, com “diversas atrações”.
Conforme a assessoria de comunicação, a ideia original e a concepção artística do projeto são da coordenadora do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, a artista plástica Raquel Fayad, que levará parte do acervo e da programação anual para quatro bairros da cidade.
“A proposta é buscar contato com a comunidade, através da inserção e da apropriação do nosso espaço como continuidade da própria casa, da história e da memória dos habitantes, levando a história de Tatuí, a partir de reflexões críticas, expressões artísticas e expositivas”, explicou Raquel.
A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura, governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Producom e Proac (Programa de Aceleração Cultural).
De acordo com a assessoria de comunicação, o evento também conta com a participação do Fundo Social de Solidariedade, já que as atividades acontecerão em centros de capacitação.
A programação tem parte do acervo do museu, um vídeo institucional sobre as peças fixas, apresentações de teatro e música, oficinas de arte, jogos educativos e “contação” de história.
O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, disse que a proposta de descentralizar o acesso à arte e à cultura foi um dos temas centrais do plano de governo dele.
“O Museu nos Bairros é um projeto bilateral, ao mesmo tempo em que irá levar cultura para os quatro cantos da cidade, estimulará a nossa população a frequentar esse espaço maravilhoso, que é o Museu ‘Paulo Setúbal’, que vem se renovando a cada dia, com novos projetos e ideias brilhantes como esta”, ressaltou.
O próximo Museu nos Bairros está previsto para o dia 14 de junho, no Jardim Santa Rita de Cássia, rua Arthur Eugênio dos Santos, 115. E, fechando a quarta edição do projeto, dia 12 de julho, o evento deverá chegar ao Jardim Mantovani, avenida Mário Mantovani, 10. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3251-4969.