Da redação
O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, neste mês, está sediando exposição em homenagem à artista plástica tatuiana Therezinha de Oliveira Pinto. A mostra segue aberta para visitação até o dia 9 de abril, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
A exposição faz parte do projeto “Ilustres Tatuianos” e soma fotos e trabalhos da artista plástica, entre eles uma tela, duas poesias e um livro. A mostra foi aberta ao público na sexta-feira da semana passada, 17, na “Noite da Seresta com Ternura”, com apresentação do grupo Seresteiros com Ternura.
O museu está localizado na praça Manoel Guedes, 98, centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969 ou pelo e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gpv.br.
Homenageada
Therezinha de Oliveira Pinto nasceu em Porangaba, no dia 3 de fevereiro de 1932, filha de Aparício de Oliveira Pinto e Armelina Correa de Oliveira. Fez curso primário nessa cidade e os cursos ginasial e “Normal” na escola “Barão de Suruí”, em Tatuí, mesmo estabelecimento em que concluiu aperfeiçoamento em administração escolar.
Realizou curso de qualificação na modalidade pintura em tela na Escola Industrial “Sales Gomes”, com a professora Maria José Bertim Alegre. Fez faculdade de educação artística em Tatuí e de pedagogia na OSE, em Itapetininga, na modalidade de administração escolar.
Cursou complementação pedagógica na modalidade de supervisão escolar no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu, e orientação educacional na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em Tatuí.
Estudou desenho e pintura a óleo na Associação Paulista de Belas Artes (São Paulo), tendo como orientadora a artista plástica Collete Pujol. Fez pintura, na modalidade “giz pastel”, com o artista plástico Carlos Augusto Cardoso, em Sorocaba.
Cursou aquarela no Museu Lasar Segall, em São Paulo, e no Ateliê particular da aquarelista Magda Petroff. Therezinha possui um ateliê de pintura em Tatuí.
A artista já obteve inúmeros prêmios não só nas artes plásticas, mas também em literatura e na Educação. Ainda participou de vários salões de pintura.
Entre as distinções, encontram-se: menção honrosa na Galeria Momento D’Arte, em Goiânia; menção honrosa na Galeria Livorno, em Sardenha, Itália; medalha de bronze no Espaço Turístico da Secretaria de Esporte e Turismo do Estado de São Paulo; medalha de bronze no Centro Cultural José Martins “Muestra de Pintura Y Foto – Escultural Del Brasil”, Grupo Lemos Art, Cidade do México; e medalha de prata no “Kager Executive Center”, em Miami, na Flórida, USA.
Também expôs trabalhos em vários lugares do Brasil e do mundo, entre os quais: Casa da Cultura, Banco do Brasil, Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, diversas escolas de 1° e 2° graus, Sesi, CAT-Sesi e Galeria “Ivênio Pires”, em Tatuí; Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo e Vitória; Clube Esperia, em São Paulo; Câmara Municipal de São Paulo; Assembleia Legislativa de São Paulo; Hotel Del Príncipe, em Marabá, no Pará; Starte Galeria de Arte, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; Stylu Galeria de Arte e Centro de Artes Mendonça, ambos em Cuiabá, no Mato Grosso; 1° Grande Salão do Artista Plástico, da prefeitura de Suzano, em São Paulo; Galerie Costes Cité Léon Blum, em Agen, na França; e Coral Art Gallery, em Miami, na Florida, USA.