Da reportagem
O Museu Histórico “Paulo Setúbal” de Tatuí se candidatou, junto à Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do estado de São Paulo, e foi escolhido para sediar o Polo 5 Sisem (Sistema Estadual de Museus), que compreende 41 museus e 89 cidades. A seleção foi comunicada por meio do ofício UPPM/Sisem 52/2023, no mês passado março.
De acordo com o gestor do MHPS e diretor do Departamento Municipal de Cultura, Rogério Vianna, com a seleção, no biênio 2023-2024, o museu receberá ações de formação, difusão, apoio técnico e estágios para os profissionais das instituições museológicas e dos processos museológicos.
As ações fazem parte do programa Conexões Museus SP, “objetivando a atuação, o compartilhamento de experiências e o conhecimento dos museus estaduais vinculados à Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, em parceria com as organizações sociais de cultura”.
Conforme Vianna, o polo Sisem serve como um laboratório de práticas museológicas para os profissionais da área. “Além disso, cada macrorregião será capaz de difundir as ações que acontecerão localmente e, também, poderá promover trocas entre os museus, com o objetivo de provocar aprendizagens e soluções dentro da rede”.
“É uma satisfação e uma alegria muito grande sediar o Polo 5 do Sisem na Região Metropolitana de Sorocaba. Este é um reconhecimento do trabalho que toda a equipe do museu e colaboradores vem desenvolvendo nos últimos anos”, destacou Vianna.
Segundo ele, o projeto é bem-vindo, principalmente neste ano, em que o MHPS está focado no desenvolvimento socioeducativo e pedagógico, por meio do setor educativo.
“Temos visto este crescimento do MHPS aqui na cidade e, agora, ele está extrapolando o território tatuiano. Todos almejam ser polo do Sisem, por torna-se o centro da memória e do patrimônio da região, e este título nos alegrou muito”, disse Vianna.
“Ser polo regional aqui é um grande crescimento para toda a equipe do museu e, inclusive, um reconhecimento para nossa cidade. Este importante equipamento cultural é do município, mas todo o estado acaba usufruindo, principalmente a região metropolitana de Sorocaba”, conclui o gestor.
Sobre os polos
As instituições museológicas de São Paulo estão organizadas em sete polos regionais, que farão a articulação com as instituições e os trabalhadores da macrorregião.
São eles: Polo 1, referente à Pinacoteca Municipal de São José do Rio Preto; Polo 2, Museu Histórico Regional “Saburo Yamanaka”, de Bastos, e Museu Histórico e Pedagógico de Garça; Polo 3, Museu da Imagem e do Som “José da Silva Bueno”, de Ribeirão Preto; Polo 4, Museu “Major José Levy Sobrinho”, de Limeira; Polo 5, Museu Histórico “Paulo Setúbal”, de Tatuí; Polo 6, Pinacoteca de São Bernardo do Campo; e Polo 7, Museu do Folclore de São José dos Campos.
O Polo 5, o de Tatuí, engloba as antigas representações regionais do Sisem-SP de Sorocaba, Vale do Ribeira e Itapeva. Ao todo, reunirá 41 museus mapeados em 89 municípios.
Assim, estará integrado por: Águas de Santa Bárbara, Alambari, Alumínio, Angatuba, Anhembi, Apiaí, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Arandu, Areiópolis, Avaré, Barão de Antonina, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Bofete, Boituva, Bom Sucesso de Itararé, Botucatu, Buri, Cajati, Campina do Monte Alegre, Cananéia, Capão Bonito, Capela do Alto, Cerqueira César, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Coronel Macedo, Eldorado, Fartura, Guapiara, Guareí, Iaras, Ibiúna, Iguape, Ilha Comprida, Iperó, Iporanga, Itaberá, Itaí, Itaóca, Itapetininga, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Itararé, Itariri, Itatinga, Itu, Jacupiranga, Jumirim, Juquiá, Laranjal Paulista, Mairinque, Manduri, Miracatu, Nova Campina, Paranapanema, Pardinho, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Piedade, Pereiras, Pilar do Sul, Piraju, Porangaba, Porto Feliz, Pratânia, Quadra, Registro, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Manuel, São Roque, Sarapuí, Sarutaiá, Sete Barras, Sorocaba, Taguaí, Tapiraí, Taquarituba, Taquarivaí, Tatuí, Tejupá, Tietê, Torre de Pedra e Votorantim.