Da reportagem
Na manhã desta sexta-feira, 17, o secretário estadual da Segurança Pública, Guilherme Derrite, esteve na cidade para anunciar a implantação do sistema “Muralha Paulista” em Tatuí.
No compromisso, ele também realizou a entrega de 80 pistolas calibre ponto 40, da marca Taurus, seis motocicletas e nove viaturas à Guarda Civil Municipal (GCM).
O Corpo de Bombeiros ainda recebeu duas viaturas, as quais serão utilizadas no serviço operacional e administrativo, além de equipamentos operacionais.
Derrite esclareceu que o programa de monitoramento por meio de interligação de câmeras é o “arcabouço tecnológico da SSP” em parceria e convênio com os municípios do estado.
De acordo com o secretário, quando ele assumiu a pasta, 190 municípios eram conveniados à Secretaria de Segurança por meio do software “Detecta”.
Na gestão atual, houve a fusão desse sistema com o Córtex, usado pela Secretaria Nacional de Segurança. Com isso, ele sustenta, “houve um salto” no número de municípios que atualmente contam com o sistema de segurança.
“Hoje, nós temos 641 municípios conveniados. Os quatro que faltam, já falei pessoalmente com os prefeitos, e, fechando esse cerco, o governo do estado vai lançar um programa para disponibilizar, aos municípios, uma forma de integrar todas as plataformas”, antecipou.
Ele explica que a integração será necessária por conta de municípios que utilizam tecnologia própria. E elogiou Tatuí por ser uma das cidades que adquiriu o sistema com a especificação técnica necessária para ser utilizada no programa.
O secretario de segurança de Tatuí, Miguel Ângelo de Campos, afirmou que o sistema recebido pelo estado irá compor o monitoramente já existente no município.
Ele explicou que os que já estão em funcionamento na cidade estão implantados em algumas unidades básicas de saúde, nas escolas e em algumas praças.
Conforme o secretário, as novas câmeras irão realizar a leitura de placas de veículos e, também, a identificação visual de pessoas. E esclareceu que, a partir daí, os dados registrados são cruzados com os da SSP e repassados à base de monitoramento da Guarda Civil Municipal.
Sete câmeras foram adquiridas pelo município e, segundo o secretário, começam a ser instaladas nesta segunda-feira, 20, nas principais entradas da cidade e no cruzamento entre as ruas 11 de Agosto e José Bonifácio (esquina do banco Itaú).
Ele conta que o sistema de monitoramento foi responsável por inibir, recentemente, um furto de cabos elétricos na praça Antônio Prado (Concha Acústica). “A apreensão já é um efeito do funcionamento da câmera”, frisou.
As sete câmeras adquiridas pelo município foram custeadas por meio de uma emenda parlamentar, de R$ 100 mil, indicada pelo deputado estadual Danilo Balas (PL). Campos antecipou que o deputado repassou mais R$ 200 mil para uma nova aquisição de câmeras
Além disso, a cidade foi contemplada por uma outra emenda, do deputado federal José Augusto Rosa (PL), que, segundo Campos, será usada para melhorar a estrutura da sala de operações da GCM.
Derrite contou que, quando o estado tinha 190 municípios conveniados, a média de apreensão de veículos roubados ou furtados era de 330. Com o crescimento de cidades conveniadas, esse número saltou para 994.
“Imagina quando colocarmos os novos sensores de captação, ampliando a malha de câmeras? Será um benefício gigantesco para a população, além de atacar a cadeia logística do crime organizado”, concluiu o secretário.