![](https://oprogressodetatui.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Muralha-Paulista-Site-696x448.jpg)
Da redação
Nesta terça-feira, 11, a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, da prefeitura, recebeu a visita de autoridades de Araraquara (SP) para conhecerem o funcionamento da Muralha Digital de Tatuí.
O sistema de segurança pública foi implantado em agosto de 2024 e, conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura, “já se tornou referência para cidades do estado de São Paulo”.
O encontro, conduzido pelo secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Tatuí, Miguel Ângelo de Campos, contou com a presença do diretor estratégico de segurança pública e mobilidade urbana, Kléber Vieira Pinto; do coordenador da Defesa Civil de Tatuí, Sérgio Luiz de Moraes; do diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da prefeitura, Juliano Donizeti Crispim; do secretário da Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Araraquara, Adalberto Ferreira; do subsecretário de Segurança Pública de Araraquara, Gilson Bessegato; do gestor de trânsito de Araraquara, Wagner Isídio; do comandante da Guarda Civil Municipal de Araraquara, Danilo Soler; e de técnicos especializados em tecnologia e monitoramento.
Foi apresentado o funcionamento da Muralha Digital de Tatuí, composta por 47 câmeras de monitoramento em todas as entradas da cidade e em pontos estratégicos, que funcionam de forma integrada por meio do software de inteligência artificial de nível nacional, para atrelar a plataforma de conexão do município a outros sistemas.
Entre esses, estão: o Detecta, que é a base de dados do programa “Muralha Paulista”, do governo do estado; o Córtex, do governo federal; e o Jecrim, da Região Metropolitana de Campinas.
A Muralha Digital também conta com o Centro Operacional de Despacho (COD), da Guarda Civil Municipal (GCM), onde qualquer situação irregular ou de anormalidade é imediatamente detectada por agentes municipais de trânsito e GCMs, “e providências são tomadas”.
Além disso, há 14 lombadas eletrônicas educativas, instaladas por meio do convênio “Respeito à Vida”, firmado com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que são compatíveis com a tecnologia já existente na Muralha Digital.
“Tudo isso tem auxiliado na verificação de veículos roubados ou furtados, bem como na identificação de situações e fatos de interesse policial, auxiliando assim na identidade de criminosos e inibindo possíveis crimes de furto e roubo”, divulgou a assessoria.
“Por isso, a importância da cooperação entre os municípios para fortalecer a segurança estadual e regional. É do nosso interesse trabalhar de maneira integrada com os municípios do estado de São Paulo e da região, cercando e ampliando todas as divisas, gerando uma segurança maior e completa para todos”, declarou o secretário Ângelo de Campos.
Os responsáveis pela segurança pública de Araraquara, além de conhecerem o sistema, discutiram a viabilidade técnica e financeira para a adesão à Muralha Digital.
“Representantes das cidades de Paranapanema e São Miguel Arcanjo também já realizaram visitas em Tatuí para conhecerem este sistema inovador, e a prefeitura de Capela do Alto entrou em contato demonstrando interesse na implementação, o que reforça a importância da troca de experiências entre os gestores municipais”, conclui a assessoria da prefeitura.