
Da redação
O investimento em tecnologia voltado à segurança pública será um dos temas do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Sorocaba, que acontecerá na próxima quinta-feira, 24, no Parque Tecnológico de Sorocaba.
O evento reunirá prefeitos, gestores e servidores públicos, além de especialistas, com o objetivo de discutir a inovação e o uso da tecnologia no desenvolvimento dos municípios.
Entre as iniciativas que devem ter ênfase na programação, está a Muralha Digital de Tatuí, “considerada referência no uso de inteligência artificial e integração de dados para reforçar a segurança pública”, acentua a assessoria de comunicação do Executivo local.
O fórum é promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), com apoio da prefeitura de Sorocaba, do Parque Tecnológico de Sorocaba e da Associação Paulista de Municípios (APM).
“Inspirado nas antigas muralhas medievais”, o sistema tatuiano é descrito pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior como uma “estrutura tecnológica invisível, composta por câmeras inteligentes, análise de dados em tempo real e cooperação entre as forças de segurança”.
Implantada entre agosto de 2024 e março de 2025, a Muralha Digital “já apresenta resultados expressivos”, segundo o chefe do Executivo.
“A Muralha Digital é a prova de que, com planejamento, tecnologia e coragem para inovar, é possível transformar a segurança pública. Estamos criando um novo padrão de gestão, onde proteger vidas também impulsiona o desenvolvimento da cidade”, declara o prefeito, pela assessoria.
Desde a ativação do sistema, Tatuí registrou redução de 48,8% nos furtos de veículos e de 60% nos roubos, além da recuperação de 20 veículos e da prisão de 17 foragidos da Justiça.
O projeto foi viabilizado com recursos próprios da prefeitura e por meio de emendas parlamentares, e caminha agora para novas etapas, como reconhecimento facial e integração com os “call boxes” de segurança.
O prefeito Miguel também sustenta que a iniciativa tem gerado impacto positivo em outras áreas da cidade. “Segurança é também estratégia de crescimento. A previsibilidade e a tranquilidade que o sistema proporciona têm atraído investimentos, fomentado o turismo e gerado empregos, posicionando Tatuí como referência em cidade inteligente e conectada”, afirma.
Além da apresentação de Tatuí, o evento contará com palestras que abordam a aplicação de tecnologias nas áreas de saúde, atendimento ao cidadão e gestão pública.
Estão confirmadas as participações de Geraldo Pinto de Camargo Filho, prefeito de Piedade, com o tema “Modernização do atendimento à saúde com a implantação do prontuário eletrônico”; e Willian Finamore, supervisor de projetos de TI da prefeitura de Sorocaba, com o tema “Inteligência artificial no serviço público”.
Também: Regiane Relva Romano, professora doutora e diretora de Cidades Inteligentes do Smart Campus Facens (SP), que apresentará o primeiro sandbox brasileiro de cidades inteligentes, humanas e sustentáveis; Carlos Eduardo Marques, diretor administrativo e financeiro do Parque Tecnológico de Sorocaba, com a apresentação do modelo de inovação tecnológica para a gestão pública, o PTS Digital 4.0; e Gustavo José Melo Santos, diretor de Negócios da Desenvolve SP, com soluções de crédito para municípios paulistas.
O público participante também terá acesso a soluções tecnológicas desenvolvidas por empresas especializadas, como Advise, NoPaper, eMaster, Integrativa, Master Tecnologias, Monitora, Portal de Compras Públicas, Binär Tech, GovDigital, Geopixel, Eccosave, Unitec Soluções em TI e Vetor Inteligência.
A programação completa do evento está disponível em https://bit.ly/4jBz1Ho. Nesse mesmo link, é possível fazer as inscrições, que são gratuitas para servidores públicos, vereadores, universidades e representantes de entidades.