Da redação
Entre os dias 21 e 26 deste mês, durante as festividades de Carnaval, o espaço aéreo tatuiano voltará a ficar “restrito”. Nesse período, o Aeroclube de Tatuí sedia o 62º Campeonato de Voo a Vela do Sudeste.
A competição é uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Voo a Vela, organizado pela FBVP (Federação Brasileira de Voo em Planadores). A disputa deverá reunir de 8 a 12 pilotos de planadores no município.
Após sediar uma etapa nacional em 1990, no ano passado, o município voltou a receber competições aéreas. Em 2019, por meio do Aeroclube local, Tatuí foi palco do 61º Campeonato de Voo a Vela do Sudeste e do 7º Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea.
Na disputa entre planadores no ano passado, o piloto Eduardo Costa Rodrigues conquistou o título da classe “kw1/clube” ao Aeroclube de Tatuí. Neste ano, ele tentará o bicampeonato representando o município, assim como o pai dele, o piloto Bruno Nogueira Rodrigues.
De acordo com o presidente do Aeroclube, Alexandre Simões de Almeida, os competidores deverão chegar em Tatuí no dia 20, uma quinta-feira, para a pesagem inicial dos planadores e treinamento (voo de reconhecimento do espaço aéreo). Ainda haverá o “briefing” (instruções iniciais) para que a competição tenha início no dia seguinte.
No dia 21, acontece a cerimônia de abertura do campeonato e o primeiro dia de provas. Os planadores irão ao “grid” de largada divididos entre as categorias “racing”, “open” e “club”. As classes são definidas de acordo com o tamanho e a performance da aeronave.
Os planadores são rebocados, um a um, e os pilotos comunicados via rádio sobre o início da prova. Os competidores realizam o voo em um percurso previamente definido para cada categoria.
Conforme Almeida, os que passarem por todos os pontos da prova – normalmente, uma cidade ou uma pista – voando uma área maior em menor tempo é o campeão.
A pontuação é acumulada entre os três a cinco dias de provas válidas, definindo o campeão da etapa e somando pontos para a disputa nacional.
Almeida informa que as provas acontecerão entre os dias 21 e 26, e, ao menos, três delas têm de ser aprovadas pelo júri técnico para que a FBVP valide a disputa. “O número de provas válidas depende da meteorologia. Fevereiro é um mês chuvoso, mas, ao mesmo tempo, de muita estabilidade e térmica”, afirmou.
“São dias que se iniciam quentes e a chuva cai ao final das tardes. Ao mesmo tempo que é muito bom, pode fazer com que os competidores não completem as provas por conta da instabilidade meteorológica”, completou o presidente.
As inscrições dos pilotos ao 62º Campeonato de Voo a Vela do Sudeste são aceitas até o dia 14, pelo site da FBVP. A competição é aberta ao público, que, após a largada, pode realizar voo de planador ou no simulador que possui o cenário de Tatuí, mediante pagamento de taxa.
“O público pode acompanhar a decolagem e ver os planadores se mantendo no ar até ser dada a largada. É muito emocionante e vale bastante a pena”, assegura.
“A população está convidada para voar conosco nos planadores ou ter uma experiência no simulador, podendo pilotar como se estivesse em um campeonato ou, simplesmente, para conhecer o cenário de Tatuí”, conclui Almeida.