Município tem duas equipes na 55ª edição do ‘Cruzeirão 2014’





Duas equipes representarão Tatuí na 55a edição do “Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul”, evento desportivo que tem início nesta segunda-feira, 3. A responsabilidade está a cargo do Ivoal Direção Hidráulica e do Real Madri FS. Os times competem pela categoria principal, uma das cinco em disputa.

Ambos já haviam disputado o torneio no ano passado. Em 2013, outras duas equipes estiveram em quadra pelo município, sendo a Prefeitura, na categoria feminina, e o JE Carregamentos/Café do Posto, pela principal (masculina).

Os nomes dos times inscritos neste ano foram divulgados pela Semes (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer), de Sorocaba, na quarta-feira, 29 de janeiro. No dia seguinte, o órgão encaminhou a relação à redação de O Progresso.

A lista encaminhada pela Semes inclui, além de Tatuí e Sorocaba, equipes de 18 cidades. São elas: Alumínio, Araçoiaba da Serra, Campinas, Ibiúna, Indaiatuba, Iperó, Itapetininga, Itu, Mairinque, Osasco, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, São Miguel Arcanjo, São Paulo, São Roque, Tapiraí e Votorantim.

Também no final de janeiro, a organização divulgou a tabela da primeira semana da competição. Os jogos acontecem em Sorocaba e Votorantim. Na primeira, sediam partidas o Ginásio Municipal “Gualberto Moreira”; o Ginásio do “Santa Rita”; o Centro Esportivo “Pitico”; o Ginásio do Éden; e, na segunda, o Cermag (Centro Esportivo Recreativo Municipal “Aldovir Gori”).

O “Cruzeirão” tem a colaboração e apoio da FUA (Fundação Ubaldino do Amaral) e é considerado um dos mais importantes eventos futebolísticos do interior do Estado.

A competição terá disputa pelo sistema de eliminatórias simples para todas as categorias. Como no ano passado, participam, em 2014, times na principal (voltado a atletas nascidos em 1996 e anos anteriores), veterana (nascidos até 1980); quarentão (atletas nascidos até 1974); supervetarana (até 1974) e feminina (em chave única, cujos times tenham atletas nascidas até 1977).

A categoria principal (masculina) será composta por oito chaves, denominadas em grupos (A, B, C, D, E, F, G e H), sendo que as equipes classificadas na edição anterior do torneio serão enquadradas sem sorteio, obedecendo a um critério. O campeão será cabeça de chave do grupo “A”; o vice, do grupo “H”; o terceiro colocado encabeçará o grupo “E”; e o quarto, o “D”.

As equipes vencedoras em seus respectivos grupos serão classificadas para as quartas de final. Elas comporão uma nova chave, denominada grupo “I”, obedecendo a emparceiramento.

Nessa etapa, o time vencedor do grupo “A” disputará com o vencedor do “B”; o vencedor do “C” jogará contra o “D”; o vencedor do grupo “E” fará confronto com o primeiro colocado do “F”; e o primeiro colocado do grupo “G” disputará partida contra o vencedor do “H”.

Os jogos serão norteados pelas regras oficiais adotadas pela CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão). A organização prevê que as partidas aconteçam “preferencialmente à noite”, de segunda a sexta-feira. Em casos excepcionais, elas serão realizadas em “qualquer dia e horário”, respeitando a tabela oficial que será divulgada pela Semes após o congresso técnico.

O “Cruzeirão” deste ano premiará as equipes campeãs e vice-campeãs de cada categoria e classe (masculina e feminina) com troféus e medalhas personalizadas. A edição 2014 também concederá prêmios ao artilheiro, ao goleiro menos vazado e à equipe mais disciplinada com o Troféu Fair Play “Célio Trillo Guerra”.

Será colocado pelo 20º ano, em disputa na categoria principal, classe masculina, o troféu de posse transitória denominado “Fundação Ubaldino do Amaral”. A princípio, o troféu é de “posse transitória”, podendo a equipe ter a posse definitiva após registrar três conquistas consecutivas ou cinco alternadas.