Município recebe novo lote de vacinas e mantém imunização

220
Novo lote com vacinas produzidas em parceria entre Instituto Butantan e farmacêutica chinesa (foto: Eduardo Domingues)
Publicidade
Da reportagem

O sexto lote de vacinas da Coronavac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science, do grupo Sinovac Biotech, com 700 doses do imunizante, foi recebido pela Secretaria Municipal de Saúde na manhã de segunda-feira, 8.

As ampolas foram retiradas em Sorocaba, na sede do Grupo de Vigilância Epidemiológica, e trazidas até o município por um funcionário da VE tatuiana, sendo entregues por volta das 11h30.

Este foi o terceiro lote da Coronavac recebido pela cidade somente neste mês de março. Na semana passada, chegaram 2.980 doses do imunizante, sendo 2.090 referentes ao quarto lote desde o começo da vacinação, na segunda-feira, 1º, e 890 do quinto lote, na sexta-feira, 5.

De acordo com a coordenadora da VE, enfermeira Rosana de Oliveira, as 700 ampolas da Coronavac entregues nesta semana permitem a aplicação da segunda dose em 88% dos idosos de 85 a 89 anos. Em breve, o órgão deverá receber cerca de 90 doses para completar a imunização deste grupo.

Rosana reforçou que o município, por enquanto, não tem previsão de receber mais vacinas. Segundo ela, normalmente, a VE é avisada na véspera doa dia da chegada de mais vacinas.

Publicidade

Simultaneamente, com os lotes anteriores, os profissionais de saúde também recebem a segunda dose do imunizante, enquanto continua a aplicação da primeira dose aos idosos de 77 a 79 anos.

Até o momento, Tatuí recebeu oito lotes de imunizantes, sendo seis da Coronavac e dois da AstraZeneca, produzida junto à Universidade de Oxford e que, no Brasil, é distribuída pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

A coordenadora ressalta a necessidade de os munícipes apresentarem o comprovante de aplicação da primeira dose da Coronavac para receberem a segunda, respeitando o intervalo de 28 dias entre elas.

“Nós precisamos ter certeza da data de aplicação da primeira dose. São 28 dias entre a primeira e a segunda dose, a vacinação não pode ser feita antes”, afirmou.

“Por estarmos trabalhando com duas vacinas, é primordial a pessoa estar com o comprovante para termos certeza de qual dose tem de ser aplicada”, complementou Rosana.

Ela informa que, caso a pessoa não possa comparecer ao local no qual recebeu a primeira dose da vacina, poderá ser imunizada em qualquer um dos outros polos, mediante apresentação dos documentos necessários.

A enfermeira ainda solicita que a população mantenha os cuidados para diminuir a disseminação do novo coronavírus, com a utilização de máscaras de proteção, uso de álcool em gel e o distanciamento social.

Vacinação em Tatuí

O órgão de saúde municipal informou ter aplicado, até às 9h desta terça-feira, 9, 10.624 doses das vacinas da Coronavac e da Oxford/AstraZeneca, das quais 7.785 são referentes à primeira dose e 2.839, à segunda.

Até sexta-feira, 12, as vacinas seguem sendo aplicadas na UBS “Dr. Almiro dos Reis”, na vila Doutor Laurindo, na ESF “Othoniel Cerqueira Luz”, no CDHU, e na ESF “Roseli de Oliveira Camargo”, no Jardim Santa Rita de Cássia, das 8h às 14h, e na UBS “Dr. Aniz Boneder”, centro, das 8h às 18h.

As quatro unidades oferecem sistema “drive-thru” para as pessoas, a partir de 77 anos, com dificuldade de locomoção.

Os idosos acamados, a partir desta faixa etária, cadastrados no Sad (Serviço de Atenção Domiciliar) e nas unidades identificadas como ESF (Estratégia de Saúde da Família), são vacinados nas respectivas residências.

Publicidade