Da reportagem
Neste sábado e domingo, 27 e 28, Tatuí recebe a terceira etapa do Campeonato Paulista de Motocross MX1-MX2, no Motódromo Municipal “Altair Passerani Filho”, à rua Rosalina Holtz de Paula, 136, no bairro Inocoop.
A disputa é organizada pela Cross – Organização e Promoção de Eventos Esportivos, com supervisão da Federação de Motociclismo do Estado São Paulo (FMESP) e apoio da prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
Neste ano, os treinos acontecem no sábado, a partir das 14h30, e no domingo, às 8h30. Já as provas oficiais começam logo em seguida, a partir das 11h. Além de acompanhar presencialmente, a população pode prestigiar as disputas em transmissão ao vivo pelo Youtube, no canal do Campeonato Paulista MX.
O campeonato é dividido em 16 categorias: MX1, MX2, MX3, MX4, MX5, MX6, MX gold, intermediária 450, intermediária 250, MXN pró, MXN gold, MXN2, MXN3, júnior, 65cc e 50cc.
A temporada 2022, até o momento, já teve duas etapas, sendo que a primeira foi em Salto de Pirapora, com 230 pilotos, e a segunda, em São Miguel Arcanjo, com 250 competidores.
“Para a terceira etapa, aqui em Tatuí, esperamos cerca de 250 motociclistas”, antecipou o empresário, piloto e integrante da equipe da organização local João Vitor Cardeli.
“Excepcionalmente, neste ano, foi decidido por não haver premiação em dinheiro, por conta das dificuldades em geral. Os primeiros colocados em cada categoria ganharão medalhas e brindes”, explicou Cardeli.
Segundo o piloto, a pista da competição, de 1.400 metros, sofreu alterações para a edição deste ano. “O competidor terá diversos desafios, como pulos, mesas e curvas. É um circuito complexo e que exige muita observação por parte do esportista”, frisou Cardeli.
Durante os dois dias de evento, haverá praça de alimentação no local e apresentação de bandas musicais nos intervalos da competição.
Para ele, o retorno do evento, que faz parte das comemorações dos 196 anos de Tatuí, acontece no momento certo. “As pessoas querem voltar a prestigiar e a participar desses acontecimentos da cidade, que são importantes para unir o público, divulgar o esporte no município e aumentar o turismo”, pontuou Cardeli.
Segundo ele, Tatuí não poderia deixar de fazer parte do circuito de motocross em razão de sua estrutura e tradição no segmento. “A cidade sediou competições de importância nacional e regional. Ela é uma espécie de base para o esporte. Por isso, queremos mantê-la no circuito e aperfeiçoar cada vez mais”, mencionou o piloto.
O vereador Paulo Sérgio de Almeida Martins, conhecido como Paulinho Motos (PRTB), é um dos incentivadores da modalidade no município. Na Câmara Municipal, ele solicitou que Tatuí voltasse a sediar o evento.
Além do entretenimento, Martins destacou a importância turística do evento, atraindo pilotos e visitantes para alavancar o comércio local, como a rede alimentícia e hoteleira.
Cassiano Sinisgalli, titular da pasta do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, lembrou que a etapa de motocross encerra a programação de aniversário de Tatuí, a qual contou com a realização da 80ª Semana Paulo Setúbal, do Tatuí Rodeo Music 2022, do desfile cívico e do 7º Tatuí Classic Car.
Conforme o secretário, nesta semana, a pista do motódromo municipal passou por reformulação, a partir de ações das pastas de Obras e Infraestrutura, Serviços Públicos e Zeladoria e da Agricultura e Meio-Ambiente.
Durante o evento esportivo, segundo Sinisgalli, ainda haverá apoio da Secretaria Municipal de Saúde, do Departamento Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana e da Guarda Civil Municipal.
De acordo com o titular da pasta, Tatuí possui mais de 20 pilotos que treinam na pista municipal e, provavelmente, competem neste final de semana. Além deles, a expectativa é de “bom número” de pilotos da região e até de fora do estado.
Para Sinisgalli, o evento proporciona mais dois dias de lazer à população. Ele afirma ser mais uma oportunidade de mostrar como a cidade, sendo MIT (município de interesse turístico), está conseguindo retomar os eventos presenciais pós-pandemia.
“Não há custos para acompanhar os treinos e as corridas. Por isso, aguardamos a circulação de 5.000 a 10 mil pessoas no motódromo durante o evento”, completou Sinisgalli.
A vez anterior em que o município foi palco de uma etapa da competição estadual de motocross aconteceu antes da pandemia, em agosto de 2019. Na oportunidade, o evento reuniu público de cerca de 7.000 pessoas.
Na sexta etapa daquela temporada, os pilotos tatuianos Daniel Caputo e Cardeli foram campeões das categorias MX1 e MX3, respectivamente. Eles ainda subiram ao pódio da MX gold: Caputo ficou na primeira posição e Cardeli, na terceira.
A etapa de Tatuí em 2019 ainda promoveu a disputa de mais 12 categorias, reunindo cerca de 150 competidores.