A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou, na segunda-feira, 16, debate que integrou a programação local em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação.
O evento é realizado anualmente para marcar a data de fundação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). A instituição surgiu em 1945.
Em Tatuí, a secretaria convidou profissionais de nutrição e que trabalham com alimentação para um debate. “A FAO preconiza que, nesse dia, aconteçam discussões sobre a fome nos municípios e as medidas de combate à fome”, explicou a assessora especial da pasta, Heloísa Saliba e Borges.
Abertos pela prefeita Maria José Vieira de Camargo, os trabalhos consistiram em exposições de três temáticas. Duas delas, a cargo de convidadas.
Shirley Maria da Silva e Meire Elen Rodrigues falarem a respeito de segurança alimentar e das experiências do BAS (Banco de Alimentos de Sorocaba).
Shirley é representante da Crsans (Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional), da cidade vizinha. Ela integra o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Porto Feliz, tendo sido eleita para o órgão sorocabano em setembro deste ano, como membro da sociedade civil. Já Meire Elen ocupa a função de assistente social do banco de alimentos sorocabano.
No evento, o diretor do Sindicato Rural Patronal do município e presidente do Consea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) de Tatuí, Milton de Albuquerque, também apresentou um projeto (reportagem nesta edição).
A iniciativa contou com explanações de Heloísa e é fruto de parceria entre o sindicato, a Prefeitura e a Faesb (Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara).
O Dia Mundial da Alimentação é promovido em mais de 150 países, o que o colocou na posição de “um dos dias mais celebrados do calendário das Nações Unidas”.
A meta é despertar a conscientização e, em consequência, uma ação global, em prol das pessoas que sofrem pela fome e pela desnutrição.
O encontro na cidade aconteceu na Câmara Municipal, com início às 14h, com presença do secretário titular da pasta, Célio José Valdrighi, e de funcionários municipais e convidados, entre os quais, empresários do ramo alimentício.