Da reportagem
O índice de casos confirmados de Covid-19 subiu de 7 para 11 em dois dias, conforme apontaram os relatórios diários emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica.
Uma paciente de 22 anos teve o teste positivo divulgado na tarde de quarta-feira, 8. Ela já voltou às atividades normais e deixou a quarentena. Conforme a VE, o exame foi encaminhado no dia 18 de março para o Instituto “Adolfo Lutz”.
Outros três registros foram confirmados na manhã de quinta-feira, 9. Um homem de 29 anos, que está realizando o tratamento domiciliar, testou positivo para a doença.
Também houve a divulgação sobre duas pacientes que estavam internadas em hospital particular, uma de 35 anos, em isolamento, com quadro estável, e outra de 67 anos, que permanecia na UTI, em estado grave. Até o fechamento desta edição (quinta-feira, às 19h), 12% das notificações pela doença tiveram resultado positivo.
Conforme nota divulgada por volta das 16h de quinta-feira, o município somava 92 notificações, entre as quais, 41 casos suspeitos aguardando resultados dos testes, 40 descartados e 11 positivos.
Por outro lado, o número de casos descartados apresentou crescimento de 33,3%, até a divulgação desse boletim, já que, na terça-feira, 7 (data de fechamento da edição anterior), a Vigilância Epidemiológica divulgara que 30 pacientes haviam testado negativo para a doença.
Já o índice de notificações subiu 7% no mesmo período, com o aumento de seis novas suspeitas. Até terça-feira, o município registrava 86 notificações, somadas por meio do atendimento da rede pública e particular, sendo 49 suspeitas, 30 casos descartados e 7 positivos.
No boletim divulgado na manhã de quarta-feira, 8, foi registrada uma nova notificação. Um homem de 50 anos foi internado na UTI da Santa Casa de Misericórdia com quadro que “inspirava cuidados”.
Na ocasião, permaneciam internados seis pacientes com suspeita da doença. Três estavam na Santa Casa – dois homens, de 29 e 34 anos – e uma menina de oito anos, em isolamento e com quadro estável.
Já no hospital particular, estavam internados, com suspeita, dois homens e uma mulher, todos com quadro estável. Ainda havia uma mulher de 67 anos na UTI.
O mesmo boletim informou que cinco casos suspeitos tinham sido descartados, sendo três mulheres e dois homens. Um dos casos teve o teste feito em laboratório particular e os outros quatro, pelo Instituto “Adolfo Lutz”.
Ainda na quarta, em boletim divulgado no período da tarde, além do resultado positivo, a VE informou quatro novos casos suspeitos, sendo dois homens, de 15 e 26 anos, e duas mulheres, de 42 e 66 anos. Além disso, quatro casos suspeitos foram descartados, de dois homens e duas mulheres.
Conforme o relatório da VE, três pacientes permaneciam internados em isolamento na Santa Casa: uma mulher de 66 anos e um homem de 34 anos. Ainda, um homem de 50 anos havia dado entrada na unidade de terapia intensiva da unidade pública.
No hospital particular, seguiam internados, com suspeita, um dos homens e a mulher, com quadro estável, além da mulher de 67 anos, internada na UTI com quadro suspeito e situação que “inspirava cuidados”.
Na manhã de quinta-feira, 9, além dos três novos casos positivos, um caso suspeito foi descartado, com teste negativo para Covid-19, de um paciente de 58 anos, internado no hospital particular.
Na Santa Casa, seguiam internados, em isolamento, uma mulher de 66 anos e um homem de 34 anos. Já na UTI, encontrava-se um homem de 50 anos, inspirando cuidados.
Já no período da tarde, a Secretaria Municipal de Saúde informou que uma paciente de 66 anos, que estava em isolamento na Santa Casa de Misericórdia, precisou ser internada na unidade de terapia intensiva, com quadro de saúde que “inspirava cuidados”.
Entretanto, o homem de 50 anos deixou a UTI e seguia na Santa Casa em isolamento. Outro homem, de 34 anos, que estava internado na unidade de saúde em isolamento, foi liberado para realizar tratamento domiciliar.
O boletim da VE, divulgado por volta das 17h, ainda informou que fora registrado mais um caso suspeito de Covid-19. Trata-se de um homem de 77 anos, que acabou sendo internado na Santa Casa com quadro estável.
Havia ainda duas pacientes internadas em hospital particular: uma mulher de 35 anos, em isolamento e com quadro estável, e a mulher de 67, que estava na UTI e inspira cuidados.
Já o estado de São Paulo registrou nesta quinta-feira, um total de 496 óbitos pelo novo coronavírus. Com 68 novas mortes, o número é recorde no estado em um único dia. Além disso, SP também tem um total de 7.480 casos confirmados.
Até então, 141 municípios do estado registravam pelo menos um caso confirmado de Covid-19, e havia, no mínimo, um óbito em 55 cidades. Entre o total de óbitos, são 285 homens e 211 mulheres. Os casos fatais continuam concentrados em pacientes com 60 anos ou mais, totalizando 82,2% das mortes.
Na região, até a tarde de quinta-feira, 9, quatro mortes pela doença tinham sido confirmadas, sendo duas em Laranjal Paulista, uma em Fartura e uma em Itapetininga.
Também foram confirmados cinco casos da doença em Boituva, três em Avaré, três em Itapetininga e outros oito nas cidades de Alambari, Arandu, Fartura, Itapeva, Itararé, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo e Taquarituba, com um caso em cada município.