Município conclui participação nos Jogos

1967
Equipe de judô de Tatuí faturou medalhas em diversas categorias (foto: AI Prefeitura)

Tatuí encerrou na sexta-feira, 13, as disputas dos Jogos Regionais da 8ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. O evento teve início na terça-feira da semana passada, 3, e realiza neste sábado, 14, o encerramento oficial, no Teatro Municipal de Cerquilho. Os municípios sediaram o evento em conjunto com a cidade de Boituva.

Na terça-feira, 10, Tatuí sediou provas de natação e futsal, no Clube de Campo, e voleibol, na A. A. XI de Agosto. As modalidades foram disputadas em diversas categorias.

Com 18 provas realizadas no dia, a modalidade de natação chegou ao fim. Tatuí participou das provas de 50 metros nado costas, com Roberto Paiva de Oliveira; 200 metros nado livre, com Cristian Soares Diniz; e revezamento 4 por 100 metros nado livre, com Diniz, Guilherme Camargo Elmec, Oliveira e Isaac Faria de Camargo Miguel.

Sem conquistar lugar no pódio em nenhuma das três provas, o município não figurou entre os oito primeiros colocados na classificação geral masculina. A cidade não foi representada na categoria feminina.

No futsal, a equipe masculina tatuiana empatou a partida contra Itu pelo placar de 1 a 1. Na categoria feminina, Tatuí venceu o confronto diante de Itaí, após anotar 4 gols a 1.

A modalidade de voleibol, disputada na A. A. XI de Agosto, trouxe duas vitórias para o município. Na categoria feminino livre, foram marcados 25 a 13 no primeiro e 25 a 10 no segundo set, levando as meninas a vencerem com folga Itariri, por 2 a 0.

O time masculino também não encontrou muita resistência do adversário e fechou a partida em 3 sets a 0. Parciais de 25 a 17, 25 a 18 e 25 a 18, diante da equipe de Pedro de Toledo.

Na Sociedade Recreativa Boituvense, em Boituva, Tatuí foi derrotada nas duas disputas do tênis de mesa masculino 20 anos. No primeiro confronto, Votorantim venceu por 3 a 0 e no segundo, Juquiá marcou 3 a 1 sobre os tatuianos.

Já em Cerquilho, no Clube da Terceira Idade, Tatuí não conseguiu superar a concorrência no xadrez masculino livre. Contra Itararé, empate por 2 a 2 e diante de Sorocaba, o placar de 4 a 0 culminou na derrota tatuiana.

O município conseguiu obter boa participação no judô por equipes e na categoria “nague-no-kata”. A modalidade, disputada no Centro Municipal de Eventos, de Boituva, garantiu Tatuí como campeã de equipes feminina, com as judocas Tainah Camila Coelho, Fabiana da Costa Norberg, Janaína Pereira Rabêlo, Maria Eduarda Miyazato, Blenda Maria Martins, Thais Nagib Dias e Caroline Docado.

Na disputa por equipes masculina, os atletas Bruno Santi, Guilherme Ribeiro Domingues, Pedro Augusto Santi, Johnatan Pereira dos Reis, Júlio César Bento Gonçalves, Alécio Roberto Mariano e Elton Vieira garantiram a terceira posição.

Tatuí ainda conquistou o título do “nague-no-kata” na categoria feminina, após a dupla Tainah e Camila Rosa de Oliveira somar 718 pontos. Gonçalves e Daniel Medina Matoso conseguiram 632 pontos e conquistaram a terceira posição entre os homens.

Na quarta-feira, 11, Tatuí obteve mais um bom desempenho nas categorias individuais do judô. No total de 13 categorias que a cidade participou, entre feminino e masculino, o município conseguiu três ouros, cinco pratas e mais um bronze.

Os títulos vieram através de Thaís, no peso-leve, e Blenda, no peso meio pesado das categorias femininas, e Domingues, no peso meio médio masculino.

Os vice-campeonatos femininos despontaram nos pesos-ligeiro, médio e pesado, com Camila Rosa, Tainah e Fabiana, respectivamente. No masculino, Reis conquistou duas pratas nas categorias pesado e absoluto. Augusto Santi ainda ficou com a terceira colocação no peso-médio.

As judocas Janaína e Débora da Silva completaram a equipe tatuiana. Os resultados garantiram, para Tatuí, a segunda colocação geral masculina e mais um título para as categorias femininas, de campeã geral de judô.

Tatuí ostentava a marca de ser a atual hexacampeã geral no masculino, porém, 2018 reservou o título para a equipe feminina do município, após mais de 20 anos. Segundo o treinador Bruno Santi, “a preparação foi concentrada para quebrar esse tabu e saiu melhor do que o esperado”.

“Nós investimos muito na equipe feminina, pois já faziam mais de duas décadas que esse título não vinha para Tatuí. Até o ano passado, eu e a sensei Lucila Abreu Luz tínhamos na mão apenas a equipe masculina e não comandávamos a categoria feminina. Por conta disso, tivemos um pouco mais de dificuldades para montar a equipe e, ainda assim, chegamos e fomos campeões”, comentou o treinador.

“É uma sensação de dever cumprido. Este ano, resolvemos disputar a categoria masculina com atletas mais jovens e, com isso, não havia nenhuma pretensão de grandes resultados. Surpreendentemente, ficamos em terceiro lugar na disputa por equipes e fomos vice-campeões na classificação geral”, completou o sensei.

A quarta-feira, 11, reservava outras oito disputas para atletas do município. O voleibol conquistou mais duas vitórias, ambas contra a cidade de Itupeva.

Na categoria feminina, a equipe tatuiana fez 3 sets a 0, marcando 25 a 20 no primeiro, 26 a 24 no segundo e 25 a 23 no último set. O time masculino venceu o plantel itupevense por 3 a 1, com parciais de 25 a 23, 20 a 25, 25 a 23 e 25 a 16.

A equipe tatuiana de futsal masculino livre foi goleada por 10 a 0 no confronto com Sorocaba. O adversário é representado pelo Magnus Futsal, time de Falcão e outros ex-jogadores da seleção brasileira, que disputa os Jogos Regionais com uma equipe “alternativa”.

Em contrapartida, na disputa do feminino livre, Tatuí derrotou Tietê pelo placar de 7 a 4. O treinador da equipe, Marcos César Claro Generoso, mostrou-se muito feliz com o desempenho das jogadoras.

“As meninas estão jogando muito bem, não é fácil estar entre as quatro melhores equipes dos Jogos Regionais. Enfrentamos grandes times até agora, conseguimos uma classificação difícil e honrosa. Iremos continuar lutando até o fim, ou até não aguentarmos mais”, declarou o treinador.

O tênis de mesa masculino 20 anos conseguiu uma vitória nos dois confrontos que teria no dia. O triunfo foi na partida diante de Pedro de Toledo, pelo placar de 3 a 1. Mas, no jogo seguinte, os tatuianos foram derrotados por 3 a 0, contra Boituva.

A cidade foi derrotada novamente, dessa vez, por Itu, pelo placar de 3,5 a 0,5, no xadrez masculino livre. Tatuí figurava na sétima colocação parcial ao final da quarta rodada da modalidade.

A quinta-feira, 12, contou com o município em mais sete disputas. Três desses confrontos valiam lugar na decisão de suas respectivas categorias. Tatuí conseguiu alcançar vagas em finais com as equipes feminina e masculina de voleibol.

As meninas tatuianas participaram de confronto bastante equilibrado com o time de Salto, vencendo por 3 a 2. As adversárias ganharam o primeiro set por 17 a 25 e o quarto, por 21 a 25. Tatuí venceu por 28 a 26 o segundo set, 25 a 17 o terceiro e 15 a 13 o quinto e decisivo set.

Já em uma das semifinais masculinas, a equipe do município garantiu a vitória por 3 a 1, de virada, sobre Santana de Parnaíba. Os rivais venceram o primeiro set com folga: 11 a 25. Mas, Tatuí reagiu e fechou os sets seguintes por 25 a 19, 25 a 17 e 25 a 19.

Diferentemente do voleibol, a cidade não conseguiu chegar à final do futsal feminino livre. Itu derrotou Tatuí pelo placar de 5 a 2, em partida que valia vaga para a final da categoria.

O município ainda participou de disputas no tênis de mesa masculino 20 anos e no xadrez masculino livre. No tênis, a cidade foi superada por Cerquilho, que marcou 3 a 0, e depois foi novamente derrotada, por Juquiá, pelo placar de 3 a 1.

No xadrez, Tatuí conseguiu dois empates por 2 a 2. Pela quinta rodada, a igualdade foi no confronto com Capão Bonito. O placar se repetiu contra Cerquilho na disputa seguinte. O município ocupava a sexta posição parcial da categoria, somando 6,5 pontos em seis rodadas.

A sexta-feira, 13, teria as últimas disputas e o encerramento das atividades esportivas do 62o Jogos Regionais.

As decisões do voleibol seriam sediadas no XI de Agosto. Às 15h, a equipe feminina enfrentaria Sorocaba. Na sequência, às 16h30, o time masculino disputaria o título contra Itu (as partidas não haviam sido encerradas até o fechamento desta edição, às 16h).

O Clube de Campo realizaria as disputas de terceiro lugar da modalidade futsal. Os jogos seriam pelas categorias masculino 20 anos e masculino livre, além do feminino livre, pelo qual as meninas de Tatuí enfrentariam a equipe de Piedade, às 18h30 (após o fechamento desta edição).

O xadrez masculino livre confrontaria São Roque pela sétima e última rodada da categoria, no Clube da Terceira Idade, em Cerquilho (a organização do evento não divulgou os resultados até o fechamento desta edição).

Ainda sem contabilizar a pontuação de sexta-feira, Tatuí tinha conquistado 66 pontos e ocupava a sexta posição na classificação geral dos Jogos Regionais.