Municí­pio recebe ‘megaencontro’ do Google com palestras gratuitas





Arquivo Fatec

Fatec sediará evento promovido por GDG de Sorocaba voltado para programadores e desenvolvedores

 

Palestras, trocas de informações e “muito networking” fazem parte das atividades a serem desenvolvidas no município neste sábado, 16. Na data, o município recebe um “megaencontro” promovido pelo GDG Sorocaba Tour. Trata-se de um grupo de desenvolvedores que utiliza tecnologia Google.

Nos eventos, os integrantes realizam bate-papo com empreendedores, investidores e comunidade em geral. Em Tatuí, essas ações serão realizadas na Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”.

O evento tem início às 9h, com programação composta por palestras de Dionisio Chiuratto Agourakis, Paulo Almeida e Veridiana Pettinelli. Eles apresentarão temas “Fazendo Acontecer com Scrum e a Filosofia Ágil”, “Cloud Computing – Sistemas Web como Soluções Empresariais” e “Ferramenta 3D Google Sketchup”, respectivamente. As atividades terminam às 12h.

Interessados devem fazer inscrição por meio do site www.gdgsorocaba.org. O processo pode ser feito tanto com cadastro de e-mail ou por meio de conta de rede social (“Facebook”). Em seguida, é preciso imprimir um tíquete. Para participar é necessário levar um quilo de alimento não perecível.

Os alimentos serão arrecadados durante o credenciamento, entre às 9h e as 9h20. Em seguida, a organização fará explicação sobre o GDG Sorocaba Tour. As palestras acontecem às 9h30 (Veridiana Pettinelli) e às 10h (Paulo Almeida).

Às 10h30, haverá intervalo com “networking” (momento em que os participantes poderão fazer contatos com empresas de tecnologia da informação da região). Na sequência, será realizada a terceira palestra (Dionísio Chiuratto).

Também está programada apresentação de um “smartwatch” (relógio inteligente, na tradução do inglês). O aparelho será exibido entre as 11h30 e o meio-dia.

O Google Developer Group Sorocaba é um dos cinco existentes no Estado de São Paulo. De acordo com o núcleo sorocabano, o chamado GDG pode “ter várias formas”.

Em geral, seus integrantes se reúnem para assistir a um vídeo mais recente sobre alguma tecnologia Google. Também promovem grandes encontros com demonstrações e palestras voltadas às plataformas do sistema operacional Android.

Os temas também incluem App Engine (plataforma para desenvolvimento e hospedagem de aplicativo), o navegador Google Chrome, APIs (interface de programação de aplicativos) de produto, como Google Maps, YouTube e Google Agenda.

Desta forma, o Google disponibiliza para seus usuários uma série de ferramentas gratuitas que auxiliam os processos de gestão. Entre eles, reuniões virtuais, produção e compartilhamento de arquivos e agenda de atividades.

Fundamentalmente, os GDG’s abordam conteúdo técnico em eventos e atividades voltados a desenvolvedores que formam o público-alvo. Atualmente, existem comunidades em 528 cidades de 104 países, sendo 29 no Brasil.