Municí­pio ocupa 7ª colocação nos 58º Regionais de Sorocaba





Divulgação

Renato Fernandes competiu na categoria PCD e faturou ouro

 

Parcial da 2ª Divisão dos Jogos Regionais de Sorocaba obtida na manhã de quinta-feira, 10, apontaram Tatuí em 7º lugar na competição. O município somou 40,5 pontos na soma das conquistas nas categorias feminina e masculina e de “bônus”.

O “ranking” divulgado em boletim pela organização mostra que Tatuí obteve 14 pontos nas disputas femininas e 12,5 nas masculinas. Os outros 14 pontos vieram como bônus, sendo 5 por meio das atletas e 9 dos competidores.

Até o dia 10, a liderança pertencia a Itapeva, com 94 pontos. Em seguida, apareciam: Salto, com 76; Cerquilho, com 71 pontos; Mairinque, com 61; Registro, com 56; e Avaré, com 47. No total, 47 municípios tiveram pontuação divulgada, com o último lugar ocupado pela cidade de Tapiraí, com um ponto.

Iniciados no dia 3 de julho, os jogos regionais acontecem em 28 espaços. A maioria deles, em Sorocaba. Parte das disputas acontece na cidade vizinha de Votorantim.

No último boletim divulgado, Tatuí perdeu para Avaré por 83 pontos a 17 na competição do basquete na categoria feminina. A equipe tatuiana jogou no dia 9, feriado estadual do Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista.

Na mesma data, ainda pela 2a Divisão, Tatuí bateu Alumínio em bocha e venceu Salto de Pirapora no futebol da masculina. Também nessa categoria, a cidade registrou vitória no tênis de mesa, por 3 a 0 contra Pirapora.

O torneio de duplas da modalidade rendeu ao município o 4º lugar na categoria feminina. Tietê ficou em 1º, seguida de Registro, em 2º, e Itapeva, em 3º.

A classificação incluiu Conchas, na 5ª posição; Cerquilho, na 6ª; Laranjal Paulista, na 7a; e Itararé, na 8ª posição. Na categoria masculina, Tatuí obteve a vice-liderança, com Itapeva em 1º; Registro em 3o lugar; e Conchas, em 4º.

Atletas do município também venceram nas categorias feminina e masculina os jogos do vôlei de praia. Na feminina, Tatuí bateu Várzea Paulista por 2 sets a 0, com parciais de 18 a 7 e 18 a 9; na masculina, a vitória veio contra Avaré, pelo mesmo placar, mas com duas parciais de 18 pontos a 0.

Em atletismo, os destaques individuais do dia 9 incluíram Hugo Danrley Costa dos Santos, Paulo Jorge Fernandes de Freitas e David Assumpcão. Santos participou de três provas, concluindo a dos 200 metros em 1º, a dos 1.500 metros também em 1º e a dos 400 metros em 2º lugar PCD (pessoa com deficiência).

Freitas terminou três provas em 1o. Ele venceu em arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco. Já Assumpção terminou em 3º lugar no lançamento de martelo.

Além deles, disputaram provas Edson Mauri dos Santos, Eduardo da Silva Rodrigues e Wilian Correa do Nascimento. Os dois primeiros terminaram em 5º e 11º lugar, respectivamente, na prova dos 400 metros rasos. Nascimento cruzou a linha de chegada da prova dos 110 metros sobre barreiras em 7º.

Cerimônia de abertura

Realizado no Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Gualberto Moreira”, a solenidade de início da competição atraiu centenas de atletas e autoridades. O evento aconteceu na noite de 4 de julho, com entrada de delegações uniformizadas.

O pronunciamento de abertura ficou a cargo do prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio. Em discurso, ele destacou que o evento esportivo “nasceu do sucesso dos Jogos Abertos do Interior”.

Afirmou que a competição agrega atletas de diversas cidades, incluindo as que ficam nos “rincões mais distantes” e que ela cumpre, atualmente, duas finalidades “importantíssimas”. A primeira é a possibilidade das cidades de diferentes tamanhos “ampliarem experiências”, e a segunda de permitir aprimoramento aos atletas.

Pannunzio explicou a dinâmica das competições, que envolvem oito regiões esportivas. Conforme ele, para “contornar problema de custos”, adotou-se divisão do Estado de São Paulo para competições no mesmo formato.

Conforme ele, na montagem do calendário dos Jogos Regionais, as cidades-sede são escolhidas com dois anos de antecedência. O prazo permite que os municípios possam “melhor organizarem-se para a festa do esporte”.

Os 58o Jogos Regionais de Sorocaba têm encerramento previsto para este domingo, 13. Eles são realizados em 23 modalidades esportivas e uma extraoficial: o boxe.

A abertura na semana retrasada contou com participação do secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Junior, do coordenador de Estado de Esporte e Lazer, Mário Cesar Bortoluzo, do diretor da Divisão de Esportes, Daniel Gaudêncio Adriano, do secretário de Esporte e Lazer de Sorocaba, Francisco Moko Yabibu, e de Carlos Roberto de Almeida Bueno e Nelson Marcusso Junior, integrantes da Chefia do Comitê Dirigente.