Da redação
Entre os dias 31 de janeiro e 11 de fevereiro, Tatuí receberá a carreta do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, que oferece exames de mamografia grátis para mulheres acima de 35 anos.
O atendimento será de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, com a carreta estacionada na praça Antônio Prado, a “Concha Acústica”.
A equipe do programa distribuirá, pela manhã, 50 senhas de atendimento por dia, sendo que parte será feito pela manhã e outra parte, à tarde.
O público-alvo são mulheres na faixa etária acima de 35 anos. Na carreta, para realizarem os exames, as mulheres entre 35 e 49 anos e com 70 anos ou mais precisam levar a guia médica (emitida pelo SUS), além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); e as mulheres das demais faixas etárias (50 a 69 anos) levam apenas cartão SUS e RG.
A Secretaria Municipal de Saúde entrará em contato com as pacientes que estão na fila de espera da Central Municipal de Vagas. No entanto, o órgão explica que a carreta “está aqui para somar e o município não tem responsabilidade se a paciente fará ou não o exame, já que o critério para a realização do exame é feito pelo programa”.
Mais informações podem ser obtidas na unidade básica de saúde mais próxima da residência de cada munícipe ou na Secretaria da Saúde, situada na avenida Cônego João Clímaco, 140, centro, telefone (15) 3305-8855.
A carreta
A unidade móvel de mamografia conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.
Além do mamógrafo, a carreta é equipada com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.
As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.
Caso seja detectado algum problema nos exames realizados na carreta, a paciente é encaminhada para o devido acompanhamento e tratamento.