Movimento estudantil leva dez delegados de Tatuí a 40º congresso

283
Publicidade





Divulgação

Jovens de Tatuí participaram de congresso em cidade de Minas Gerais

 

Estudantes tatuianos participaram da 40ª edição dos ConUbes (Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). Eles integraram “delegação” levada pelo Movimento Socioestudantil Práxis ao Estado de Minas Gerais.

Ao todo, dez delegados de grêmios estudantis de escolas públicas e privadas da cidade compareceram ao congresso. Ele aconteceu entre os dias 28 de novembro e 1o de dezembro, nas cidades mineiras de Contagem e Belo Horizonte.

Publicidade

De acordo com o grupo, os representantes de Tatuí “estiveram aptos a votar pela escolha de nova diretoria e por mudanças na resolução da Ubes nos próximos dois anos”. O Práxis informou que, no total, o evento reuniu 10 mil estudantes.

Eles participaram de palestras, debates e de plenárias para defesa de teses em conjunto com o Coletivo Juventude Revolução. Este tem “núcleos em todo o país”.

“A importância desse congresso para os estudantes tatuianos foi eminente, visto que, pela primeira vez, Tatuí deixou de ser coadjuvante para se tornar protagonista num congresso estudantil nacional”, disse, em nota, Eduardo Sallum, membro do Práxis e estudante de ciências sociais na Unesp (Universidade Estadual de São Paulo).

Por meio do mesmo material, o presidente do grêmio estudantil da Escola Estadual “Fernando Guedes de Moraes”, Kelvin Joelmir de Morais, agradeceu a “todos os envolvidos no processo”. Entre eles, vereadores, empresários e a Prefeitura, que cedeu “van” para que os alunos pudessem viajar.

O grupo Práxis existe há quatro anos e reúne professores, estudantes secundaristas e universitários na produção de cursos, seminários, palestras e passeatas.


Publicidade