
Da redação
O Centro Cultural de Tatuí – Edifício Alvorada, da prefeitura, apresenta até o dia 19 de novembro a exposição “Nas Asas da Imaginação”. A mostra reúne 20 obras produzidas por artistas plásticos voluntários ligados à Associação Cultural Pintura Solidária, “com temas livres e vibrantes”.
A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h. A iniciativa é aprovada pelo Ministério da Cultura, do governo federal, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), e conta com patrocínio das empresas Case IH, Case Construction, CNH Capital e Ruff. Em Tatuí, tem apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
Além da exposição – que percorre diversas cidades do estado de São Paulo -, o projeto oferece oficinas gratuitas de pintura, com o objetivo de despertar o interesse pela arte entre os visitantes.
No dia 7 de novembro (sexta-feira), das 13h às 16h, haverá uma oficina especial no próprio local da mostra. Os participantes poderão levar para casa suas produções em tela (formato 20 cm x 30 cm).
Entre os artistas que participam da exposição, estão Cecília Bismara, Márcia Santos, Ana Paula Migliari, Franciene Fonseca, Eduardo Lages, Carolina Orsi, Caroline Assumpção, Saulo Porto Neto, Damaris Oliveira e Giovani Marangoni. As obras retratam aves como sabiá-laranjeira, tucano, arara, papagaio e beija-flor, além de outros pássaros e borboletas.
De acordo com Vera Lúcia Viudes Petrocchi, presidente da Pintura Solidária, “a proposta vai além da exibição das obras”. “Queremos oferecer ao público um primeiro contato com a arte de forma acessível e transformadora, contribuindo para a formação cultural”, afirma.
A mostra também dispõe de recursos de acessibilidade, como cadeiras de rodas, intérprete de Libras e monitores de apoio durante as atividades, garantindo a mobilidade e a inclusão de todos os visitantes.
Pintura Solidária
Fundada em 2003, a ONG Associação Cultural Pintura Solidária – Vamos Colorir a Vida realiza ações culturais voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social e cultural.
“Por meio da pintura, os participantes desenvolvem criatividade, autoestima e habilidades sociais em um ambiente educativo e inclusivo”, conforme anunciado.
Mais informações estão disponíveis no site www.pinturasolidaria.org.br.