Mostra de Artes Cênicas programa maratona com dez apresentações





O setor de artes cênicas do Conservatório apresenta, de 3 a 6 de dezembro, a Mostra de Artes Cênicas. São, ao todo, dez espetáculos integrados por alunos dos cursos de teatro juvenil, teatro adulto e aperfeiçoamento.

Todos têm entrada gratuita no teatro “Procópio Ferreira” (rua São Bento, 415) e na “Sala Preta” (rua Cel. Aureliano de Camargo, 550, 1º andar).

A mostra, que tem coordenação geral de Fernanda Mendes, é organizada anualmente como forma de apresentar publicamente o resultado dos estudos organizados ao longo do ano. Nesta edição, há espetáculos com diferentes temáticas e de vários estilos.

A abertura será no dia 1º de dezembro, com a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí apresentando o espetáculo “Goela Abaixo”, baseado em textos de Plínio Marcos e com direção de Rogério Vianna.

A apresentação será no teatro “Procópio Ferreira” e será o único espetáculo com ingressos vendidos, a R$ 12 (R$ 6 meia-entrada). A partir do dia 3, têm início as apresentações gratuitas no teatro “Procópio Ferreira”.

Na quinta-feira, 3, às 15h, será apresentado “O Menino que Virou História”, de Nanna de Castro, com direção de Dalila Ribeiro e direção musical de Hugo Muneratto, pelo Núcleo de Prática Teatral do Conservatório de Tatuí. A peça conta a história do menino Rafael, que não gostava de ler, e Zigoberta, uma traça que descobriu a magia dos livros.

Ainda no dia 3, às 20h30, é a vez do espetáculo “Decote”, com texto da Companhia de Teatro Atores de Laura/Daniel Herz e direção de André Luis Camargo, com encenação de alunos do segundo ano do curso de teatro adulto. Inspirado na obra de Nelson Rodrigues, é cheio de rupturas e quase coreográfico, “enlaçando o trágico e o grotesco com graça e humor”.

Na sexta-feira, 4, às 15h, será apresentado o espetáculo “Mania de Explicação”, de Adriana Falcão e Luiz Estellita Lins, com direção de Fernanda Mendes e Marcos Caresia, pelos alunos do primeiro ano do curso de teatro juvenil.

“Mania de Explicação”, adaptação para o palco do livro de mesmo nome, “visa a despertar a sensibilidade e a curiosidade de enxergar a vida a partir de vários ângulos e perspectivas”.

Na mesma data, às 20h30, o grupo de alunos do primeiro ano do curso de teatro adulto faz “Teatro de Improviso”, com orientação de Adriana Afonso.

No sábado, 5, às 15h, será apresentado o musical “Matilda”, baseado no texto original de Roald Dahl e com direção de Erica Pedro e Adriana Afonso, pelos alunos do segundo ano do curso de teatro juvenil.

“Matilda” narra a trajetória de uma garota inteligente e independente, desprezada pelos pais, que encontra nos livros o prazer de viver. A tradução do libreto e texto é de Erica Pedro e Gabriel Monti.

Ainda no sábado, 5, às 20h30, o palco recebe “Remoto”, de Stef Smith, com direção de Marcos Caresia, pelo Grupo de Teatro Jovem (Projeto Conexões).

No domingo, 6, último dia da mostra, às 15, será apresentado o espetáculo “A Gata Borralheira”, adaptação de texto de Maria Clara Machado sobre tradicional conto de fadas, com direção de Dalila Ribeiro e direção musical de Hugo Muneratto, pelos alunos do terceiro ano do curso de teatro juvenil.

O encerramento da mostra acontece no domingo, 6, às 20h30, com apresentação do espetáculo “A Justa Medida do Tempo”, baseado no texto “Ensaio Para Um Adeus Inesperado”, de Sérgio Roveri, com direção de João Fabbro, pelos alunos do terceiro ano do curso de teatro adulto.

“Des[A]grado”

O espetáculo “Des[A]grado” é o único da mostra que será apresentado na Sala Preta do setor de artes cênicas. Serão duas sessões, nos dias 3 e 4 de dezembro, às 18h. A direção é de João Fabbro.