Da redação
Alunos do ensino fundamental da Escola Municipal “Joaquim da Silva Campos” expuseram, na Biblioteca “Brigadeiro Jordão”, em Tatuí, trabalhos de artes visuais desenvolvidos sobre o Dia da Consciência Negra.
A ação foi organizada na semana do dia 20 de novembro pela diretora da instituição de ensino, Rita Braz, em parceria com a coordenadora da biblioteca, Maria Salete Pereira. Rita conta que o objetivo foi incentivar as crianças a refletirem sobre a diversidade cultural.
Para isso, a escola organizou uma visita dos alunos à biblioteca, para que pudessem ver de perto os trabalhos feitos por eles.
“Nós temos de transmitir desde pequenos essa educação a eles. Os trabalhos foram feitos com muito amor e dedicação, tanto pelas crianças quanto pelos colaboradores, professores e monitores. Teve o envolvimento da escola e também das famílias”, contou.
Além da exposição na “Brigadeiro Jordão”, os alunos desenvolveram atividades de integração cultural na escola. Ainda levaram as atividades para a instituição vizinha, a “Professora Maria Conceição Oliveira Marcondes”.
O professor José Mesquita dos Santos participou da ação com o grupo “Amarelinha Africana” e conversou com as crianças sobre a cultura africana.
As atividades voltadas à pluralidade social, segundo a diretora, já somam oito anos na escola. Ela reforça a importância de conscientizar as crianças para que elas possam adquirir “valores, respeito e dignidade desde muito cedo”.
“Explico para as crianças que ser diferente é normal. E elas têm de saber que não existe um Brasil, uma história no país sem o povo negro”, concluiu.