Mortes por Covid-19 sobem 20% em 3 dias

605
Publicidade
Da reportagem

Em 72 horas, a Vigilância Epidemiológica, pertencente à Secretaria Municipal de Saúde, comunicou, por meio de boletins, dois novos óbitos decorrentes do novo coronavírus no município.

Com essas mortes, divulgadas entre quarta-feira, 3, e sexta-feira, 5, Tatuí atingiu 12 vítimas fatais – um aumento de 20% em relação aos dez óbitos confirmados até a terça-feira, 2 (data de fechamento da edição anterior do jornal O Progresso).

O boletim publicado pela VE na quarta-feira, 3, confirmou a morte de um homem de 70 anos por coronavírus. O paciente faleceu durante internação na ala de isolamento da Santa Casa de Misericórdia, com sintomas da doença, e foi sepultado no Cemitério Cristo Rei.

O óbito havia sido informado em boletim divulgado na segunda-feira, 1o, e, até o relatório publicado na manhã do dia seguinte, estava registrado como morte suspeita.

O 12o falecimento pela doença foi divulgado no relatório de sexta-feira, 5. Uma mulher de 78 anos, que estava internada na unidade de terapia intensiva da Santa Casa de Misericórdia, faleceu na noite de quinta-feira, 4, e foi sepultada no Cemitério Cristo Rei.

Publicidade

No mesmo período, além dos dois óbitos, a VE registrou 70 novas notificações da doença, com 26 confirmações, 43 casos descartados e 16 pessoas recuperadas. De forma percentual, os aumentos foram de 9,25%, 15,02%, 7,56% e 12,9%, respectivamente.

De acordo com o boletim mais recente da VE, atualizado por volta das 10h50 de sexta-feira, 5, o município totalizava 827 notificações da Covid-19, sendo 23 casos suspeitos aguardando resultado dos testes, 605 descartados e 199 positivos.

Dos pacientes confirmados com a doença, 140 estavam considerados recuperados, 12 faleceram e 47 ainda seguiam em tratamento, sendo 42 em isolamento domiciliar e 5 em hospitais: um na UTI da Santa Casa e, em hospital particular, mais dois na UTI e dois em isolamento.

Dos casos suspeitos, 23 estavam em tratamento, sendo 17 em isolamento domiciliar e seis em hospitais: três em unidades de terapia intensiva e dois em alas de isolamento do hospital público; e um em isolamento no hospital privado.

Conforme os relatórios publicados até terça-feira, 2, a cidade somava 757 notificações da doença, sendo 22 casos suspeitos, aguardando resultado dos testes (incluindo um óbito), 562 descartados e 173 positivos.

Na data, o município somava dez óbitos confirmados pela doença. Dos casos positivos, 124 já estavam recuperados e 39 seguiam em tratamento, sendo 31 em isolamento domiciliar e oito em hospitais: três na UTI e um em isolamento na unidade pública; três na UTI e um em isolamento na unidade privada.

Dos 22 casos suspeitos, 21 estavam em tratamento, sendo 17 em isolamento domiciliar e outros quatro em hospitais: um na unidade de terapia intensiva da Santa Casa e três em isolamento no hospital particular.

Na quarta-feira, 3, além da confirmação da morte de 1 homem de 70 anos por coronavírus, a VE comunicou ter registrado oito novos casos positivos, de quatro mulheres e quatro homens. O boletim dessa data indicou que todos realizavam tratamento domiciliar e apresentavam quadros de saúde estáveis.

Ainda conforme o boletim, foram registrados 23 novos casos suspeitos, envolvendo 14 mulheres e nove homens, que aguardavam resultado dos testes. Dois pacientes precisaram ser internados na Santa Casa, sendo um homem de 73 anos, em estado grave, na UTI, e uma mulher de 68, com quadro estável, em isolamento.

A VE ainda informou ter descartado dez casos suspeitos de Covid-19. Contudo, o boletim epidemiológico não revelou o sexo ou a idade das pessoas que testaram negativo para a doença.

Em relatório da manhã de quinta-feira, 5, através da VE, a Secretaria Municipal de Saúde notificou sete novos casos positivos de Covid-19, de cinco homens e duas mulheres. Todos apresentavam quadros estáveis e estavam em isolamento domiciliar.

O relatório indicou 21 novas suspeitas, de 13 homens e oito mulheres. Segundo a VE, um homem de 77 anos, em estado grave, teve de ser internado na UTI da Santa Casa. As outras 21 pessoas apresentavam quadros de saúde estáveis e realizavam tratamento domiciliar.

Ainda de acordo com o boletim, a VE anunciou que haviam sido descartados 15 casos suspeitos de coronavírus. Os resultados negativos eram de exames de nove homens e seis mulheres.

Já na sexta-feira, 5, a VE informou o 12o óbito decorrente de Covid-19 e registrou dez novos casos confirmados da doença, de cinco mulheres e cinco homens. Entre eles, sete foram isolados em domicílios e três – que não tiveram a idade e o sexo informado – tiveram de ser internados no hospital particular.

No mesmo período, a VE registou 26 novas suspeitas, envolvendo 19 mulheres e 7 homens. Um homem de 73 anos, em estado grave, teve de ser internado na UTI da Santa Casa. Em isolamento, com quadros estáveis, uma mulher de 30 anos foi internada no hospital público e uma idosa, de 72, na unidade particular. Os demais apresentaram quadros estáveis e realizam tratamento domiciliar.

Além disso, o boletim epidemiológico mais recente ainda comunicou que 25 casos suspeitos de coronavírus foram descartados. Os resultados negativos são de exames de 16 mulheres e nove homens.

Até quinta-feira, 4 (a VE não divulgou os dados referentes a sexta-feira, até o fechamento desta edição, às 18h), os bairros com maior índice de moradores infectados pela doença eram: centro e Jardim Santa Rita de Cássia, com 16 casos confirmados em cada.

Em seguida, apareciam: vila Dr. Laurindo, com dez casos confirmados; Mirandas, Jardim Wanderley e Rosa Garcia 2, com nove casos cada; Vida Nova Pacaembu, sete; e vila Esperança, seis.

Na lista de comunidades com contágio, ainda entravam os bairros: Europark, Jardim São Conrado, Jardim Santa Emília e Santa Cruz, com cinco casos positivos em cada; São Cristóvão, Jardim Tóquio, Jardim Planalto, Jardim Manoel de Abreu e Portal das Nogueiras, com quatro casos.

Jardim Europa, vila Angélica, Santa Adelaide, Santa Adélia, Jardim Atlanta, Nova Tatuí, Parque San Raphael e Condomínio Colina das Estrelas tinham três casos. Bairro dos Fragas, Vale da Lua, Vale dos Lagos, Jardins de Tatuí, Jardim Rosa Garcia, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Inocoop, Módena e as vilas Bandeirantes, Santa Luzia e São Paulo apresentavam dois casos por localidade.

Ainda, apareciam os locais, com um caso em cada: Tanquinho, Cecap, Valinho, Guarapó e Junqueira; Jardins Colina Verde, Palmira, Lírio e Gonzaga; condomínios Bosque do Junqueira, Reserva dos Ipês I e São Marcos; residenciais Alvorada, Astória, Guedes, Juliana, Santa Cruz, Village e Andrea Ville; e as vilas São Lázaro, Menezes e Paulina.

Novo gráfico

A partir desta edição, o jornal O Progresso passa a publicar um novo gráfico informativo sobre a doença no município. A principal mudança é que o indicativo passa a informar os testes positivos por semana.

A cada sete dias, a tabela informativa indicará o número somado de casos da doença, apresentando-os em sequência, semana a semana. Ainda serão expostos o número de notificações da doença, casos confirmados, descartados e óbitos – conforme a data da confirmação -, além de registrar quantos pacientes estão recuperados, em tratamento ou aguardando resultado de teste.

A intenção ao apontar os dados também neste novo formato, de forma periódica, é que o gráfico possa expor o pico, queda ou crescimento no número de confirmações de casos de coronavírus em Tatuí.

Assim, atualizado até a manhã de sexta-feira, 5, o novo gráfico informa 827 notificações da doença no município, sendo que 605 casos foram descartados (73,16%), 199 confirmados (24,06%) e 23 aguardavam resultados de testes (2,78%).

Dos casos confirmados, 140 já estavam recuperados da doença (70,35%), 47 realizavam tratamento em hospitais ou em domicílios (23,62%) e 12 haviam falecido (6,03%).

Publicidade