Da reportagem
O número de mortes causadas por acidentes de trânsito em Tatuí teve queda de 8,3% na comparação entre 2019 e 2018, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira, 20, pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito (Infosiga).
O diretor municipal do Departamento de Mobilidade Urbana, Yustrich Azevedo Silva, sustenta que as campanhas educativas, a sinalização no trânsito e o trabalho realizado pelo setor de fiscalização contribuíram para a redução de mortes no trânsito. No ano passado, houve 22 mortes e em 2018, 24.
“Nós trabalhamos com o comportamento do pedestre e do condutor, por meio de ações diárias, como campanhas educativas, fiscalizações de trânsito e engenharia de tráfego com a sinalização viária, que melhora o fluxo de veículos e, consequentemente, reduz os acidentes”, afirma o diretor.
Nos 12 meses, as mortes contabilizam vítimas que se envolveram em ocorrências tanto no perímetro urbano (dentro do município) como nas rodovias, que estão fora da zona urbana, mas no limite territorial.
As vítimas mais jovens morreram com 19 anos de idade, sendo um motociclista que colidiu com um ônibus no mês de outubro, na vila Dr. Laurindo, e o passageiro de um veículo que bateu em um caminhão. O acidente ocorreu na SP-127, em março.
Já o mais velho morreu com 74 anos, em abril. O homem, que era pedestre, foi atropelado por um automóvel enquanto caminhava em uma calçada no Jardim Santa Rita de Cássia.
Conforme as estatísticas do sistema de informações, nos dois anos, morreram mais homens que mulheres vítimas do trânsito. Dos 24 óbitos em 2018, apenas um vitimou uma mulher. A vítima tinha 48 anos e foi atropelada por um ônibus no largo do Mercado Municipal “Nilzo Vanni”, na área central.
Já em 2019, três das 22 pessoas que faleceram em decorrência de acidentes eram mulheres. Conforme dados do Infosiga, apenas uma delas estava na direção do veículo. O acidente aconteceu em novembro, vitimando uma jovem de 20 anos, no distrito de Americana.
As vítimas do ano passado pertenciam a dez faixas etárias, com predominância de óbitos nas pessoas com idades entre 18 e 24 anos. Nos 12 meses de 2019, o Infosiga registrou sete mortes nessa faixa etária.
Os demais acidentes do ano passado vitimaram pessoas com idades entre 25 e 29 anos (três mortes), 30 e 34 (uma), 35 e 39 (duas), 40 e 44 (duas), 45 e 49 (uma), 50 e 54 (uma) 60 e 64 (uma), 65 e 69 (duas), 70 e 74 (uma) e não identificada (uma).
Nos 12 meses de 2018, os acidentes vitimaram mais pessoas com idades entre 18 e 39 anos, sendo 12 mortes nessa faixa etária. Os demais acidentes englobaram vítimas na faixa etária entre 0 e 17 anos (três mortes), 40 e 44 (uma), 45 e 49 (duas), 50 e 54 (duas), 55 e 59 (uma), 65 e 69 (duas) e não identificada (uma).
De acordo com o Infosiga, dez das 22 pessoas que perderam a vida em 2019 envolveram-se em acidentes com motocicleta. O segundo pior índice atingiu os pedestres. No ano passado, cinco pessoas morreram em atropelamentos.
As ocorrências envolvendo automóvel vitimaram três pessoas. Em seguida, aparecem os transportes não definidos (duas pessoas), caminhão (uma) e outros (uma). Não houve mortes envolvendo bicicletas em 2019.
Em 2018, os acidentes com motocicletas também fizeram maior número de vítimas fatais. Foram oito, com motos. As ocorrências envolvendo automóvel equivaleram-se com as de mortes de pedestres, com seis óbitos em cada classificação. Dois ocupavam caminhão e dois perderam a vida em ocorrência com bicicleta.
As colisões vitimaram mais pessoas nos dois anos, com nove óbitos de janeiro a dezembro do ano passado e 12 no mesmo período de 2018.
O número de mortes por choque (ocasião na qual um dos veículos ou objeto atingido não está em movimento) teve quatro casos no ano passado e dois em 2018.
No ano passado, uma pessoa morreu em acidente “não especificado”, aqueles nos quais não há o registro do tipo de ocorrência. Em 2018, um óbito também foi incluído nessa classificação.
Os dados do Infosiga são atualizados mensalmente pela Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros. As corporações encaminham informações do SioPM (Sistema de Informações Operacionais da PM), que reúne dados de acionamento de viaturas para atendimento.
Silva destaca que campanhas informativas e educativas foram realizadas em 2019 e continuarão acontecendo em 2020 como prevenção para conscientizar o motorista e, assim, minimizar o número de acidentes.
Segundo ele, as campanhas são direcionadas tanto para os condutores quanto para os pedestres, com distribuição de panfletos, palestras em empresas e escolas, pedágios educativos e outras ações de orientação.
“Trabalhamos buscando mudança de comportamento no trânsito, com campanhas frequentes e a fiscalização de trânsito, que dá um direcionamento melhor aos condutores e traz maior consciência em relação ao cumprimento das leis”, diz ele.
Conforme o diretor, para a prevenção de acidentes ainda é feito trabalho de patrulhamento ostensivo com os agentes de trânsito, que conta com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, na avenida Teófilo Andrade Gama, rua 11 de Agosto e avenida Cel. Firmo Vieira de Camargo – locais onde existem maiores riscos de acidentes.
“Executamos este trabalho por meio de mapeamentos que apontam as áreas mais criticas. Nestes locais, deixamos as viaturas ostensivas em vários pontos em que verificamos que há conflitos e que podem ocorrem acidentes de trânsito. Isso tudo é feito como prevenção”, acentuou.
Silva ainda destaca que a principal meta do DMU, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, é “conquistar um número ainda menor de acidentes com vítimas fatais neste ano”.
“Se eu falar que não vai ter acidente de trânsito é muito utópico. Sempre vai ter algo que se caracteriza como acidente, mas nós trabalhos tendo como meta principal a diminuição do número de vítimas fatais no nosso município. Se algum dia a gente conseguir chegar a zero, vai ser um feito de grande valia e o que a gente busca”, concluiu o diretor.
Os índices de fatalidades nas rodovias da região também foram reduzidos, conforme levantamento do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária (5ºBPRv), por meio da 3ª Companhia, que atua nas cidades da região de Tatuí, Botucatu e Avaré.
Segundo dados divulgados pela PMR, nas rodovias Castello Branco, Marechal Rondon, Antônio Romano Schincariol e João Melão, o crescimento do número de condutores flagrados sob efeito de álcool e outras substâncias, durante o ano de 2019, foi de 29% em comparação a 2018.
O número refletiu na diminuição de 24% nas ocorrências de crime de trânsito por embriaguez ao volante e atenuou os indicadores de condutores embriagados que se envolveram em acidentes, ocasionado a diminuição de 52% nas fatalidades de trânsito.
O levantamento mostra que, de janeiro a dezembro, foram realizados mais de 26 mil testes de etilômetro, culminando em 189 condutores flagrados sob efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas, que determinam dependência.
Ainda segundo o Infosiga, no estado de São Paulo, houve redução de 0,64% no número de acidentes com vítimas fatais. No ano passado, ocorreram 5.433 mortes, enquanto que, em 2018, foram 5.468.