O intenso fluxo de veículos entre os bairros da região sul da cidade e o centro tornou a rua Teófilo de Andrade Gama o “paraíso” e o “terror” para ambulantes e motoristas.
Ao mesmo tempo em que motoristas ficam nervosos com a lentidão do tráfego em horários de pico matinais e no final da tarde, moradores desempregados se beneficiam do movimento, garantindo renda com a venda de espetinhos, minipizzas, pastéis e bebidas pela região.
O principal ponto de aglomeração de ambulantes é entre a ponte da linha férrea da ALL (América Latina Logística) e a rua João Batista Coelho, que dá acesso à vila São Lázaro.
Em um espaço de 50 metros, três barracas oferecem produtos para quem passa pela calçada. Um deles, Maicon Roberto Vieira de Camargo, era ceramista até ser demitido. Sem perspectiva de encontrar trabalho novo, o jovem se aventurou a vender minipizza.
O local escolhido é estratégico, segundo o vendedor. Como é o único acesso a bairros como o Jardim Santa Rita de Cássia, Jardim Rosa Garcia, Jardim Gramado, San Raphael e Tanquinho, o movimento de veículos é grande.
Além dos carros e caminhões que passam por ali, o local é caminho de crianças e adolescentes que estudam na Escola Estadual “Altina Maynardes de Araújo”. Os jovens pedestres são os principais clientes de Camargo.
O vendedor trabalha com a esposa, Camila Cardoso. Ela é a responsável por assar as minipizzas, enquanto Camargo atende aos clientes. Animado com o movimento, o jovem casal pensa em levar o carrinho de pizza a outros locais, para poder lucrar o dia todo.
“Pretendo continuar, expandir, ir para outros lugares, como festas e feiras. Fico aqui das 14h às 22h, todos os dias, de segunda a segunda. Quero ir para outros pontos nos outros horários”, contou.
Em outro lugar da via, a comerciante Maria Salete Albuquerque diz gostar do movimento de pedestres e veículos. Dona de uma loja de roupas em frente à escola “Altina Maynardes Araújo”, a comerciante viu o movimento crescer desde que se mudou para o local.
“Eu tinha comércio na Teófilo, perto do posto de saúde, no Rosa Garcia 1. O movimento aqui é melhor do que lá. Acho que, para mim, melhorou, por estar em frente à escola e perto do centro”, disse.
Apesar de ganhar dinheiro com o movimento da rua, o ambulante Everaldo Fidelis Sabino se preocupa com a segurança da “Teófilo”. Dono de uma churrasqueira, Sabino vende espetinhos de carne na calçada. Ele está ali há oito meses, desde que desistiu do trabalho de mototaxista.
A relação com a via é de gratidão e, também, de preocupação. Como atravessa a via para ir ao ponto onde vende espetinho, Sabino conhece bem os problemas da Teófilo.
“Moro no bairro Santa Rita e, para vir para cá, venho de carro. Acho que a rua precisa de semáforos para os pedestres e para facilitar os motoristas entrarem nos bairros”, disse.
A preocupação é compartilhada entre as pessoas que usam a rua. O aposentado José Carlos Rodrigues mora na vila São Lázaro e já perdeu um amigo em um acidente de carro no cruzamento da rua João Batista Coelho com a Teófilo de Andrade Gama. A colisão ocorreu há cerca de dois anos.
Um ano antes, outro conhecido de Rodrigues morreu na mesma esquina, que deverá receber rotatória para aumentar a segurança.
O aposentado vive no São Lázaro há 58 anos. Ele foi testemunha do desenvolvimento dos bairros vizinhos e das complicações que o progresso levou à via.
“Aqui, passava um carro a cada dez minutos. Você vê agora como está, esse movimento todo. Para atravessar a rua e ir sentido à minha casa, eu tenho que esperar uns 15 minutos, de tanto carro que passa aqui”, contou.
Além da instalação de rotatória, Rodrigues espera que a Prefeitura faça a instalação de faixas de pedestres e semáforos, para disciplinar o trânsito.
“O pessoal corre aqui, mesmo com lombadas. É bastante complicada a situação para quem anda por aqui, tanto a pé quanto de carro”, lamentou.
Os horários de maior movimento na via são pela manhã, início e final de tarde. O tráfego é devido à movimentação de trabalhadores e alunos.
A tendência é que a movimentação de veículos aumente até o final do ano. A região, que tinha quase 14 mil habitantes até o Censo 2010, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atualmente, possui número que deve ser maior.
A região deverá receber mais pessoas com a inauguração de 1.295 casas do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, no Santa Rita. Para efeito de cálculo, se em cada residência morarem quatro pessoas, a região poderá ganhar mais de 5.000 pessoas em curto espaço de tempo.
Nos últimos anos, os bairros que circundam a Teófilo já tiveram incremento populacional. Incorporadoras levaram para a região a construção de prédios nos bairros São Lázaro e San Raphael.
O vereador Márcio Antonio de Camargo (PSDB) se mostrou preocupado com o avanço da população na região, sem a abertura de vias alternativas.
O tucano afirmou ter solicitado ao Poder Executivo informações sobre uma possível duplicação de trechos da rua Teófilo, além da construção de novas vias na região, o que desafogaria o trânsito.
Uma das alternativas dadas pelo vereador seria a extensão da rua Paulo Cresciulo, a última via do Santa Rita, até as unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida.
A obra desafogaria a rua Teófilo de Andrade Gama na entrada dos bairros. O vereador afirmou ter entregado um croqui com a proposta para a Prefeitura.







