Missa de Finados deve atrair 500 ao cemitério ‘Cristo Rei’





Perto de 500 pessoas devem participar da missa de Finados organizada, neste ano, pela Paróquia Nossa Senhora das Graças, da vila Dr. Laurindo. A estimativa é do padre Jânio Procópio da Silva, que volta a celebrar o evento.

A solenidade tem início às 9h do dia 2 de novembro e será realizada no cemitério Cristo Rei, com entrada pela avenida Cônego João Clímaco de Camargo, a Avenida das Mangueiras. O evento deverá ter entre 1h15 e 1h30 de duração.

Além de membros da paróquia, a missa será acompanhada por padres de todas as igrejas do município e demais membros. Para a cerimônia, a organização – com apoio da administração do campo santo – monta uma tenda. O espaço abriga o pároco, diáconos e participantes da cerimônia.

Conforme explicou o padre responsável pela celebração, o público ocupa as áreas no entorno da tenda. A missa de Finados segue o mesmo rito das liturgias realizadas nas paróquias, incluindo cânticos, leitura de textos e rezas. Um equipamento de som será montado para que o público possa acompanhar a missa.

A atividade é realizada anualmente pela Igreja Católica. Neste ano, voltou a ser organizada pela paróquia coordenada por Jânio Procópio. O padre antecipou que o evento contará com “bastantes cantos”. “Não é porque é Finados que vamos fazer algo em tom triste, porque cremos na ressurreição”.

A montagem da tenda deve acontecer no dia anterior ao feriado nacional. O espaço terá um altar para a celebração e abrigará uma parte do público. “As pessoas ficarão lá e em volta do cemitério, mas de uma maneira organizada”, disse o padre.

Conforme ele, a organização espera a participação de 500 pessoas. Entretanto, o pároco afirmou que a quantia de fiéis pode variar por conta do clima. “Se o tempo estiver bom, como hoje (quarta-feira, 19), pode passar disso”, afirmou.

Além de feriado, o Finados é uma data religiosa, na qual os católicos se lembram dos mortos. “É um dia no qual voltamos a Igreja Católica para eles. Nós cremos na ressurreição, no fato de que a pessoa passa a ter outra vida, quando deixa este mundo. Depois da morte, há uma passagem”, enfatizou Procópio.

O padre explicou que essa será a mensagem a ser levada às pessoas que estiverem no Cristo Rei, na data da celebração. “Nós não vemos a morte como uma tristeza, mas como uma nova etapa para a vida eterna em Jesus Cristo. Além disso, é um momento de reflexão sobre a morte”, descreveu.

 

Feira livre

Seguem abertas as inscrições de comerciantes que queiram participar da feira livre realizada no Dia de Finados. Os ambulantes devem comparecer ao setor de fiscalização, das 12h às 18h, no paço municipal, à avenida Cônego João Clímaco de Camargo, 140.

A feira acontece tradicionalmente no mesmo endereço, mas em frente ao cemitério Cristo Rei. Ela é realizada no próximo dia 2. Para participar, os comerciantes precisam fazer a inscrição e o pagamento de taxa. Segundo a Prefeitura, os procedimentos são realizados por meio de requerimentos.

Conforme estabelecido pelo decreto municipal 5.358, de 2007, a distribuição dos boxes ficará a cargo do Departamento Municipal de Fiscalização. A divisão obedecerá “aos critérios de produtos a serem comercializados”.

Os feirantes serão ordenados por tipos de produtos. No grupo um, constarão barracas de flores, velas e mensagens; no dois, gêneros alimentícios e frutas; no três, brinquedos, bijuterias, roupas e “outras miudezas”; e, no quatro, lazer e “outros”.

Durante o feriado, os cemitérios Cristo Rei, no centro, e São João Batista, localizado no Vale da Lua, ficarão abertos em horário normal.

Os campos santos abrirão as portas às 6h e receberão visitantes até às 18h. Para garantir a segurança, os locais terão ronda e fiscalização da Guarda Civil Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito.