O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do governo federal, esteve em Tatuí na manhã deste sábado, 13, em um encontro com vereadores da RMS (Região Metropolitana de Sorocaba).
O evento começou com apresentação dos professores de música Tiago Augusto Marcos e Gabriela Antulini e do coral do Instituto Cultural Amadeus – ONG com sede em Tatuí que ensina música erudita popular para crianças, jovens e adultos de forma gratuita.
O encontrou contou com a presença de vereadores e autoridades de diversas cidades da região. Formaram a mesa: Eduardo Dade Sallum (PT), presidente da Câmara de Tatuí; Antonio Marcos de Abreu (PSDB), vice-presidente da Câmara de Tatuí e do Parlamento Regional Metropolitano; Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba; Yara Bernardes, vereadora de Sorocaba; e Rodolfo Fanganiello, prefeito de Paranapanema, além do ministro.
Durante o encontro, Padilha apresentou os planos e investimento do governo federal para o país e para a região. “Este é um momento de retomada e queremos fortalecer a parceria com os vereadores, prefeitos e municípios, para que possamos avançar”, declarou o ministro.
Entre os investimentos anunciados por Padilha para a região, estão a contratação de 48 médicos pelo programa “Mais Médicos”, do Ministério da Saúde; R$ 33 milhões disponibilizados por meio das leis de incentivo à cultura “Paulo Gustavo e Aldir Blanc”; R$ 52 milhões para as secretarias municipais de saúde, para a garantia do piso mínimo da enfermagem e a retomada do programa “Minha Casa Minha Vida”.
“A medida provisória do MCMV já foi feita e eu queria pedir muito para que cada vereador e prefeito identifique os terrenos na cidade, que possam abrigar o programa, para que possamos voltar a ter investimentos em moradia aqui na região”, informou o ministro.
Conforme o ministro, a aprovação desses recursos depende de um cadastro, aberto para os municípios, para a análise dos projetos. Já no caso do piso da enfermagem, o recurso já está liberado para os municípios por meio de portaria do Ministério da Saúde.
Padilha cumpriu agenda na região na manhã deste sábado. O primeiro compromisso foi em Capela do Alto (SP), em roda de conversa com os prefeitos da RMS e representantes do Ceriso (Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê) e, a tarde, em Sorocaba, no Sindicato dos Metalúrgicos.