Ministério define dia para encerrar o sinal analógico na cidade





O Ministério das Comunicações adiou o desligamento do sinal analógico de televisão em todo o país. A decisão foi anunciada em portaria publicada na edição de segunda-feira, 25 de janeiro, do “Diário Oficial da União”.

Pela nova programação, o interior do Estado de São Paulo terá o sinal analógico desligado em 28 de novembro de 2018. No cronograma anterior, o sinal seria desligado no dia 27 de agosto de 2017.

Os moradores ganharam um ano e quatro meses para adquirir um televisor com conversor digital embutido ou um conversor digital, conhecido como “set-top Box”. Com o aparelho, o telespectador pode assistir a TV digital nos televisores antigos, como os de “tubo”.

Pela portaria, o requisito para o desligamento do sinal analógico é a cobertura de, no mínimo, 93% dos domicílios do município com o sinal digital.

Atualmente, Tatuí recebe o sinal digital das TVs Globo, SBT, Rede Vida e Bandeirantes. A Record ainda não transmite a programação em sinal digital, entretanto, já possui autorização do Ministério das Comunicações para instalar a antena na cidade.

O ministério obriga que as redes de televisão coloquem avisos nas telas informando ao telespectador a contagem regressiva para o desligamento do sinal analógico, além de indicar em qual canal a programação é exibida em sinal digital. O aviso deverá ser emitido a partir de um ano antes do encerramento.

A primeira cidade do país a ter o sinal analógico encerrado é Rio Verde, em Goiás. O desligamento está previsto para o próximo dia 15 de fevereiro. Brasília terá o sinal desligado em outubro deste ano.

As capitais São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Rio de Janeiro terão o encerramento da transmissão analógica em 2017. Em algumas localidades, a modalidade analógica dará lugar à entrada em operação do serviço 4G LTE.

O sinal digital tem vantagens em relação ao analógico. A imagem e o som possuem qualidade superior. A transmissão digital dá suporte à recepção móvel, como em smartphones, a multiprogramação e interatividade.