O artista plástico Mingo Jacob abre na próxima quarta-feira, 4, às 20h, no Centro Cultural de Tatuí, a exposição “Cores do Interior”. A mostra reúne 20 telas inéditas, no estilo acadêmico impressionistas, desenvolvidas especialmente para a exposição.
A mostra soma trabalhos desenvolvidos nos últimos dois anos por Mingo. O conjunto de obras, enfocado por uma visão própria do artista tatuiano, traz paisagens rurais como temática.
São cenas de rios, gado no pasto, boiadeiros. Espaços, segundo o artista, comuns aos moradores da cidade. “São locais que ainda persistem em existir e outros que já sumiram do mapa, fazendo com que nossa história seja perpetuada em forma de arte”, afirma ele.
As telas de “Cores do Interior” estão sendo finalizadas dias antes da abertura da exposição, uma vez que a intenção do artista é surpreender o público com trabalhos inéditos.
Entre os destaques da mostra, está uma tela inédita de proporções gigantes. A obra mede três metros de largura por cerca de dois de altura.
Segundo Mingo, ela será uma das atrações da exposição. “Com esta tela, o público, além de observar, também poderá tirar fotos de corpo inteiro diante do trabalho”, indica.
Outra novidade de “Cores do Interior” é que, durante o período da exposição, o artista estará presente, em alguns dias da semana, produzindo seus trabalhos no local e mantendo contato pessoal com o público, que poderá presenciar a execução de um trabalho de arte ao vivo.
Mingo, ao longo de vários anos, tem desenvolvido trabalho consistente de pintura acadêmica e participado de salões, exposições coletivas e individuais, obtendo premiações.
Em seus trabalhos de óleo sobre tela, aborda vários temas, como natureza morta, retratos e, principalmente, paisagens rurais e urbanas de Tatuí e região.
Durante oito anos, manteve ateliê na sede da Amart (associação de artistas plásticos). No local, produzia trabalhos e ministrava aulas de pintura. Mais recentemente, inaugurou novo ateliê, à praça Antonio Prado (Concha Acústica), 89.
O novo ateliê também abriga galeria com seus trabalhos e conta com amplo galpão para aulas de desenho e pintura. Para Mingo, o espaço é, também, um local de encontro de artistas e amigos da arte.
“Além de uma troca de ideias do mundo artístico, também serve de união para a classe cultural da cidade de Tatuí”, destaca.
A mostra “Cores do Interior” poderá ser visitada até 30 de novembro, de segunda a sexta, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 14h, à praça Martinho Guedes, 12. A entrada é franca.