O novo presidente do Lar São Vicente de Paulo, Miguel Nunes Júnior, foi conduzido ao cargo no sábado, 16, em cerimônia que também marcou a inauguração da Praça do Idoso (reportagem nesta edição). Nunes atuou por seis anos como vice-presidente na diretoria anterior.
A posse da nova diretoria foi acompanhada pela prefeita Maria José Vieira de Camargo e membros do governo municipal. Além de Nunes, foram conduzidos aos cargos 20 voluntários participantes da diretoria executiva, conselho fiscal e conselheiros suplentes.
A vice-presidência da instituição é ocupada por Camilo Lélis Barros de Almeida. Luiz Domingos Miranda Angelini e Eli Machado foram empossados como primeiro e segundo-secretário. A tesouraria do asilo é conduzida por Sérgio de Camargo Barros e Rafael Rodrigues Ferreira.
Entre os membros do conselho fiscal, estão: Eduardo Valdrighi, Alexandre Orsi Neto, José Carlos Ribeiro da Silva, Antonio de Camargo Barros e Milton César Pereira.
A diretoria ainda é formada pelos conselheiros suplentes: Claudio de Camargo, Celina Janotta Marcelino, padre Élcio Roberto de Góes, Elizabeth Roseiro, Célia Maria Oliveira Holtz, Neide Aparecida Serafim Avallone, Bruno Vidal Sousa de Camargo Barros e Nilson Alexandre Bordinhon.
Nunes afirmou que a intenção da nova diretoria é dar continuidade às ações já iniciadas na gestão anterior, assim como o projeto Bem-Estar no Lar. “Também manter as festas e ações que trazem renda à entidade, como a Festa da Caridade e a venda de pizzas”.
“Prefiro não criar grandes expectativas, mas minha intenção é continuar dando um bom atendimento para os internos e, se for possível, melhorar. Aqui é uma casa de 80 assistidos, mas vamos fazer o possível por eles”, ressaltou.
A gestão de Nunes vai até o ano de 2021, quando haverá nova eleição de diretoria. “Estou tendo a vantagem de pegar a presidência de um Lar muito bem cuidado. A partir de agora, é manter e dar mais atenção para os assistidos. Eu ajudei, mas foi sempre a partir das ideias do Ivan (Rezende, ex-presidente) que o Lar se tornou o que é o hoje”, acrescentou.
Os trabalhos do ex-presidente também foram ressaltados durante a cerimônia, no momento em que Rezende recebeu homenagens dos internos, funcionários e voluntários. A maioria deles destacou a “atenção e o carinho” com que Rezende administrou a casa.
O ex-presidente começou a trabalhar como voluntário na entidade com 13 anos de idade; aos 17, foi convidado a fazer parte da diretoria; e, há seis, estava na presidência.
Nos últimos seis anos, a direção do Lar São Vicente sustentou ter alcançado avanços na infraestrutura e no atendimento aos internos. As principais conquistas apontadas pelos voluntários são referentes ao conforto aos assistidos, com a reforma da cozinha, refeitórios, centro de convivência e troca de piso.
“Termino minha missão realizado e muito feliz. Tudo aquilo que foi proposto no nosso tempo de trabalho pôde ser feito, graças ao apoio dos voluntários, dos membros da diretoria, das Irmãs da Providência e de tantos outros que abraçaram a causa. Só tenho a agradecer”, declarou Rezende.
Durante a gestão 2013/2019, foram promovidas ações como a construção de quiosques e o projeto Bem-Estar no Lar, que serve como socialização entre idosos internos e externos. “Tenho certeza que estes projetos iniciados vão continuar crescendo com a nova diretoria”, afirmou Rezende.
A prefeita Maria José também reforçou a importância do trabalho voluntário para a entidade. “O Lar São Vicente de Paulo é uma casa que vive com o auxílio da comunidade, dos voluntários, e isso vem acontecendo desde a fundação. O Ivan, nestes seis anos, foi muito dedicado, e tenho certeza que a nova diretoria vai seguir o mesmo caminho”, afirmou.
“A gente sente que a pessoa que tem um coração voluntário é uma pessoa boa, que se dedica, que tem um carinho com as pessoas. Aqui neste espaço, realmente, precisa de uma pessoa assim: carinhosa, dedicada, que tenha no seu coração o amor ao próximo”, acrescentou a prefeita.
Ao final da cerimônia de posse da nova diretoria, os presentes foram convidados a participar da inclusão da foto de Rezende (gestão 2013/2019) no memorial da galeria de presidentes da entidade.