Microrregião turística planeja criar novas ferramentas voltadas ao setor

Aplicativo de consulta destinado aos viajantes é apresentado em reunião

Reunião de representantes do turismo no Museu “Paulo Setúbal” (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

A microrregião turística Raízes do Interior Paulista está planejando criar ferramentas voltadas ao setor do turismo. As informações são do interlocutor do grupo, o secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer de Tatuí, Cassiano Sinisgalli.

Segundo o interlocutor, a intenção é criar mecanismos para divulgar os pontos turísticos e ajudar Tatuí e as outras nove cidades que compõem a microrregião (Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho) no desenvolvimento do setor.

Neste sentido, os representantes das dez cidades participaram de palestra na terça-feira, 12, sobre turismo regional, com o professor de turismo, alpinista e CEO da plataforma “Destinos Inteligentes”, Rodrigo Raineri, que esteve acompanhado da gerente da plataforma, Talita Camargo.

A palestra aconteceu durante a primeira reunião presencial do grupo, após a flexibilização das medidas sanitárias de combate à Covid-19, na sede do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, em Tatuí.

Na ocasião, Raineri e Talita compartilharam com os gestores municipais um pouco das experiências na área de turismo regional, além do funcionamento da plataforma “Destinos Inteligentes”, um programa de consulta sobre informações turísticas destinado a viajantes.

Conforme Sinisgalli, a plataforma também faz o monitoramento e a tabulação de dados relativos à demanda turística de cada cidade, possibilitando que os gestores observem o panorama turístico da localidade.

“É um sistema muito usado por algumas cidades, como Brotas, por exemplo. Além de divulgar os pontos turísticos,é uma ferramenta importante para os técnicos, por oferecer parâmetros do que está sendo mais acessado, quais os principais pontos de visitação etc.”, explicou o secretário.

Raineri é considerado um dos alpinistas mais experientes e técnicos do Brasil, formado em engenharia de computação pela Unicamp e ex-professor de pós-graduação do Senac. Foi o primeiro brasileiro a escalar três vezes com sucesso o monte Everest e é autor dos livros “No Teto do Mundo” e “Imagens do Teto do Mundo”.

“A ferramenta é uma das propostas que recebemos e pode ajudar muito no desenvolvimento do turismo na região, mas ainda vamos analisar o projeto e apresentar o dispositivo aos gestores dos municípios envolvidos”, afirmou o secretário.

Ainda durante a reunião, o turismólogo da prefeitura, Jean Vinicios Sebastião, explanou sobre a classificação das cidades da microrregião no Mapa do Turismo Brasileiro 2022, divulgada no final de março.

Sinisgalli (que também presidiu a reunião) ressaltou a importância da participação das dez cidades nas feiras de turismo, em busca da promoção dos eventos e dos seus atrativos turísticos. Também falou sobre a criação de roteiros turísticos na região e de uma agenda de eventos regionais.

Além de Sinisgalli e Sebastião, participaram da reunião o vice-interlocutor da microrregião turística e secretário de cultura e turismo de Laranjal Paulista, Fúlvio Antônio Scarne; o diretor de turismo de Boituva, Felipe Moreira Alvim Peixoto; a diretora de cultura e turismo de Porangaba, Salete Barreto de Abreu; a diretora de cultura e turismo de Cesário Lange, Regina Serrano; o coordenador de turismo de Torre de Pedra, Rafael de Souza Martins; a turismóloga de Laranjal Paulista, Beatriz Ribeiro Pedretti; e os turismólogos de Tatuí, Rafael Halcsik Coutinho e Ana Stela das Dores Donzelli.