“MHPS” participa da 15ª Primavera dos Museus com programa diverso

Iniciativa promovida por meio do Ibram acontece de 20 a 26 de setembro

2
Iniciativa visa promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros
Da reportagem

Entre os dias 20 e 26 deste mês, o MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”) participará da 15ª Primavera dos Museus. A temporada cultural é uma iniciativa anual, coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).

De acordo com a organização, o evento, que ocorre na semana em que se inicia a estação da primavera, tem como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de aumentar o público visitante e intensificar a relação deles com a sociedade.

O tema central da programação deste ano é “Museus: Perdas e Recomeços”. Durante os seis dias da “Primavera dos Museus” – a exemplo do que será feito em museus de todas as partes do Brasil -, o MHPS promoverá uma série de atividades para os visitantes.

De terça-feira a domingo, das 9h às 17h, será realizada a exposição “Retratos Musicais”, de Laio de Almeida, “com a intenção de fortalecer o cenário musical da nossa cidade e valorizar espaços turísticos”, conforme destaca Rogério Vianna, gestor do MHPS.

A programação ainda conta com a exposição “Artes Visuais do Concurso Paulo Setúbal”, com 105 trabalhos desenvolvidos por alunos da rede municipal de Educação de Tatuí, inspirados no tema “Alma Cabocla”, livro de Paulo Setúbal.

No mesmo período, ainda, na sede do MHPS, serão realizadas visitas monitoradas pela expografia do museu, que tem como narrativa a história de Tatuí e dos tatuianos.

Será possível visitar os espaços “História de Tatuí”, “Folclore”, as salas “Capital da Música” e “Paulo Setúbal”, o Gabinete de Leitura “Nilzo Vanni” e as salas “Tatuí Guerreira” e “Curiosidades do Museu”.

Na terça-feira, 21, das 19h às 20h, o Centro Histórico de Tatuí (casa dos funcionários da Fábrica São Martinho) recebe o show musical “Tem Ar…te! Música”, com Renata Cristiane Ramos, que faz parte do 1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.

No sábado, 25, das 14h às 15h, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes, sedia a oficina “Didática das Brincadeiras na Musicalização Infantil”, também integrante do Festival de Arte. A oficina será ministrada por Jessé Jackison de Souza Ramos.

Por fim, acontecerá a ação educativa “Apenas Dance” (Breaking para Todos), com Emerson Henrique Dias Pontes, das 9h às 10h, no canal do museu no YouTube (https://bit.ly/2PxMmUQ).

A videoaula é destinada para surdos e mudos, em comemoração ao Dia Nacional dos Surdos, e também faz parte do Festival de Arte e Cultura.

Conforme Vianna, a iniciativa “é uma oportunidade de convidar o público a refletir sobre o momento em que o patrimônio cultural brasileiro está inserido, apresentando os museus por dentro e buscando fortalecer a relação das pessoas com os museus a partir da ótica da preservação”.

A 1ª Primavera dos Museus ocorreu no ano de 2007, com o tema “Meio Ambiente, Memória e Vida”, com a participação de 300 museus e 874 eventos na programação. Já neste ano, mais de 680 instituições, entre museus, espaços e centros culturais de todo o país, participam da iniciativa.

Os integrantes do projeto realizarão 1.760 atividades em todo o Brasil, como shows, teatros, seminários, exposições, cinema, visitas mediadas, debates, lançamentos de livros, workshops e festivais, entre outros.