Da reportagem
Para relembrar a Revolução Constitucionalista de 1932 – celebrada no dia 9 de julho -, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” está apresentando o acervo da sala “Tatuí Guerreira” em plataforma virtual. A ação faz parte do projeto “#MuseuPauloSetubalEmSuaCasa”, realizada por meio do canal do museu no Youtube.
Conforme o gestor do MHPS e diretor do Departamento Municipal de Cultura, Rogério Vianna, a sala “Tatuí Guerreira” – que fica no subsolo do museu – “expõe a importância de Tatuí no deslocamento de combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932”.
O vídeo, produzido pela equipe educativa do museu, mostra objetos do acervo, ao som do Hino Paulista de 1932/MMDC, composto por Marcelo Tupinambá (gravado por Francisco Alves em 1932) e exibe aos visitantes, parte da história do Brasil.
“O canal tem sido uma nova forma de o museu chegar às pessoas, e, como o mês de julho relembra a Revolução de 1932, disponibilizamos o vídeo, lembrando que nós também temos uma sala com a história de ‘Tatuí Guerreira’”, ressaltou o diretor.
“Às vezes, a gente vai ao museu, olha tudo e recebe tanta informação que não consegue dar a merecida atenção à nossa ‘Tatuí Guerreira’, da Segunda Guerra Mundial e da Revolução de 32. A cidade tem muitas histórias, e ali no museu, inclusive, teve pessoas que se abrigavam para ir guerrear. Esta foi uma forma que encontramos para valorizar essas histórias”, completou Vianna.