Metade diz não ter costume de realizar exames para prevenção

Metade dos participantes que votou na enquete virtual realizada pelo jornal O Progresso disse não ter o hábito de realizar exames preventivos de saúde.

Outros 50% responderam “sim” à pergunta sobre prevenção, aberta à participação por meio de “O Progresso Digital”. A votação disponibilizada na página principal do portal (www.oprogressodetatui.com.br) teve início na manhã de sábado, 4. Os leitores do bissemanário puderam participar até às 16h30 de sexta-feira, 10.

Na semana passada, a enquete partiu de ação iniciada pela Prefeitura junto à Guarda Civil Municipal. Na data, o Executivo começou o desenvolvimento da campanha Novembro Azul, voltado ao combate do câncer de próstata.

Para esta edição, as discussões serão centradas na mobilização em torno da pequena Júlia Abrame de Oliveira, de 6 anos. Diagnosticada com leucemia linfoide aguda, a menina aguarda um doador 100% compatível para realização de cirurgia de transplante de medula óssea.

Júlia comoveu a cidade, que sediou mutirão de cadastro de doadores, o Brasil e o mundo. A menina deve ser submetida a transplante no prazo de dez dias (reportagem nesta edição).

Em Tatuí, a empresária Rita Corradi Azevedo tenta realizar novo mutirão em benefício à menina ainda neste ano. A ação depende de apoio de entidades responsáveis pela coleta, processamento das amostras e cadastro de dados no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).

Com base na mobilização, o jornal pergunta: “Caso haja nova campanha para cadastro de medula óssea, você se disporia a participar?”. As respostas são “sim” e “não”, podendo ser escolhidas a partir da manhã deste sábado, 11, até a próxima sexta, 17. O resultado da pesquisa virtual será divulgado na edição do dia 19.