Uma operação integrada entre a Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal resultou na prisão de oito pessoas na manhã de sexta-feira, 1o, na vila São Cristovão. A atividade, batizada de “Operação Carnaval”, começou às 6h e contou com a participação de 32 policiais civis e militares, além de cães do Canil da GCM e da PM.
A comandante da 2a Companhia da Polícia Militar de Tatuí, capitã Bruna Carolina dos Santos Martins, informou que o objetivo da ação foi cumprir mandados de busca visando o combate ao tráfico de drogas.
Inicialmente, 11 acusados foram conduzidos à Delegacia Central, entre eles, quatro adolescentes. A ação resultou na prisão de seis pessoas por tráfico e associação, uma por mandado de prisão e um acusado de furto e embriaguez ao volante.
O diretor do Departamento Municipal de Segurança Pública, Francisco Carlos Severino, ressaltou que a operação foi desencadeada após investigação realizada pela Polícia Civil por conta das apreensões de drogas realizadas no bairro nos últimos dias.
“Vínhamos fazendo muitas apreensões em uma praça perto de escolas, creche e de posto de saúde. Diante de tanta apreensão de drogas e prisão de pessoas naquela localidade, a Polícia Civil iniciou uma investigação em cima das informações”, contou o diretor.
Conforme ele, a investigação resultou na identificação de suspeitos, e os agentes solicitaram à Justiça a expedição de oito mandados de busca e apreensão. Em três casas do bairro, foram encontradas drogas, dinheiro e simulacros de armas.
No total, os policiais apreenderam R$ 2.033,85 em dinheiro, 157 porções de crack, 15 pinos de cocaína e 6 porções de maconha, além de um litro contendo insumo para produção de drogas, uma arma falsa, celulares, caderno de anotações da venda de drogas e três rádios comunicadores.
O nome dos envolvidos ainda não havia sido confirmado até o fechamento desta edição (sexta-feira, às 18h), contudo, Severino informou que a maioria dos presos é formada por adolescentes e jovens, entre 17 e 22 anos.
“São jovens, mas já têm passagem no mundo do crime; alguns, já pela Fundação Casa; outros já foram presos. Enfim, já tem algum tipo de passagem pela Delegacia de Polícia”, acrescentou o diretor.
Ainda de acordo com a PM, um dos presos foi flagrado após o término das buscas domiciliares. Quando as viaturas seguiam para a delegacia, um veículo passou pelas equipes em alta velocidade.
Durante a abordagem, nada de ilícito teria sido localizado, porém, em pesquisa, descobriu-se que o homem estava sendo procurado pela Justiça. Posteriormente, autoridades de Guareí informaram à delegacia de Tatuí que o veículo havia sido furtado na cidade vizinha.