Da redação
A prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, na noite do dia 2, realizou a premiação com a entrega das medalhas “Professor Paulinho Ribeiro” e “Prefeita Maria José” para 78 alunos do ensino fundamental da rede municipal de educação em Tatuí que tiveram o melhor desempenho estudantil neste ano letivo de 2024.
Com recepção musical do Trio Bravo Electro, a cerimônia no Teatro “Procópio Ferreira” agraciou estudantes dos 5º e 9º anos, incluindo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que foram prestigiados por familiares, professores e diretores de escolas, familiares do homenageado Paulinho Ribeiro e autoridades municipais.
Houve a apresentação cultural do grupo Chão de Escola, formado por alunos do ensino fundamental II da Emef “Alan Alves de Araújo”.
Eles levaram ao palco uma “interpretação única” da música “Bayaná”, do Barbatuques, “combinando ritmos, jogos e brincadeiras e refletindo sobre a importância do ato de brincar como ferramenta para a expressão artística, cultural e humana”, divulgou a assessoria de comunicação da prefeitura.
A Medalha “Paulinho Ribeiro” foi instituída pela lei municipal 5.276, de 1º de agosto de 2018, idealizada por meio de projeto de lei elaborado pelo então vereador e atual prefeito, Miguel Lopes Cardoso Júnior, visando valorizar os alunos dos 9º anos do ensino fundamental e EJA.
Os alunos são os que tiveram bons desempenhos de notas, comportamento e frequência. Eles são selecionados em cada escola por meio de uma comissão composta por diretor, coordenador e professores.
Depois, desejando estender os prêmios para os alunos dos 5º anos do fundamental I, foi instituída a lei municipal 5.804, de 16 de maio de 2023, sancionada pelo prefeito Miguel, que criou a Medalha “Prefeita Maria José”, levando em consideração os mesmos critérios de bons desempenhos de notas, comportamento e frequência.
A novidade deste ano foi uma premiação especial aos 78 professores dos 5º e 9º anos, incluindo os da EJA, agraciados com a medalha “Mestre Inspirador”, destacando a importância deles na vida dos alunos contemplados.