‘Matriz’ sediará ação que prevê testes para diagnosticar hepatite

Musical será apresentado na Praça da Matriz

 

A Praça da Matriz sediará ação que prevê testes para diagnóstico de hepatite. O evento acontece no sábado da semana que vem, 5 de novembro, realizado pelo Rotary Club de Tatuí, com apoio de membros do clube de serviços, comerciantes e do jornal O Progresso na divulgação.

“A iniciativa contempla uma das nossas muitas causas humanitárias”, definiu o presidente do clube de serviços, o advogado Simeão José Sobral. No decorrer deste mês, ele está percorrendo bairros do município e conversando com autoridades para estabelecer novas parcerias e ampliar a difusão da ação.

Os testes são indicados para pessoas com mais de 40 anos, que possuem alguma tatuagem, piercing ou se submeteram a alguma cirurgia antes de 1993.

A ação terá início às 9h, com as avaliações a cargo de membros da ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite) e do projeto denominado “Hepatite Zero”, uma ação mundial de erradicação da doença.

“O Rotary Club é quem está encabeçando esse momento em Tatuí, mas com participação de entidades”, disse Simeão Sobral. Conforme o presidente, a campanha tem apoio do Interact (que reúne jovens de 12 a 18 anos), Rotaract (formado por pessoas de 18 a 30 anos) e RotaKids (composto por crianças com até 12 anos).

O evento tem como objetivos prevenir a doença, por meio da distribuição de materiais informativos e orientações, e estimular o tratamento. “O teste é absolutamente gratuito e será oferecido às pessoas sem um número limite”, disse o presidente. A expectativa é de se realizar entre 200 e 300 testes.

Em Sorocaba, o advogado explicou que houve atendimento a mil pessoas. A ação na cidade vizinha foi promovida pelo clube de serviços da localidade.

“Em Tatuí, eu acredito que não vai chegar a tanto, mas nós estamos difundindo para que possa aparecer um bom número de pessoas”, comentou.

Para realizar o exame, o cidadão deve permitir a coleta de sangue. A retirada é feita por meio de uma agulha. O procedimento todo, segundo Simeão Sobral, deve levar em torno de 20 minutos.

“Passado esse tempo, a pessoa vai saber se tem alguma coisa ou não. E, a partir daí, poder procurar um tratamento, após as orientações”, explicou.

Apesar da recomendação, Simeão Sobral mencionou que qualquer pessoa pode fazer o teste. “O indicado é para quem tem mais de 40, porque é nessa idade que o fígado fica mais vulnerável. Não é o Rotary que diz, mas as entidades que estão participando da iniciativa de prevenção à doença”, argumentou.

O Rotary está organizando o evento desde o início do mês. Para aumentar a divulgação, conseguiu, com parceiros, a impressão de panfletos a serem distribuídos na cidade. Parte do material é entregue pelo próprio presidente do clube.

Simeão Sobral já pediu colaborações em bairros periféricos e conversou com autoridades. “Já estive no Jurumirim (que atualmente pertence a Itapetininga) e no Enxovia. Também na Câmara Municipal e no Sindmetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí e Região) para pedir apoio”, contou.