“Maria Tuca” recebe prova de associação de rottweiler de SP

415
Evento começa às 8h, com entrada franca (foto: divulgação)
Publicidade

Neste sábado, 10, no Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca”, a Apro (Associação Paulista de Rottweiler), com o apoio da Prefeitura, promove a “Prova de Trabalho Aberta a Todas as Raças”. Ela se inicia às 8h, com entrada franca.

“Apenas pedimos que não façam carinho e nem ofereçam petiscos aos cães sem a permissão dos condutores ou seus proprietários. Que respeitem as demarcações do campo da prova para que o andamento e o desempenho dos cães não sejam prejudicados”, pede Cristiane Dalle Molle, secretária da Associação Paulista de Rottweiler.

“Afinal, são meses e, às vezes, até anos de dedicação e treinamento até que o cão chegue naquele momento em que será titulado”, explicou.

Serão feitas titulações dos cães nas categorias BH (cão acompanhante, prova com obediências básicas, como andar junto, sentar, deitar, ficar), IPO1, IPO2 e IPO3 (cão de proteção, prova dividida em três partes ou seções: o faro, a obediência e a proteção propriamente dita).

Nessas categorias, cães de todas as raças e sem raça definida podem participar. O único requisito é que tenha microchip.

Publicidade

Para os cães da raça rottweiler, há TI (teste de índole que os rottweilers fazem para avaliar o temperamento e os impulsos básicos, que podem ser aplicados em cães que não tiveram treinamento prévio) e medições para futura obtenção do PPA (permitido para acasalamento).

O PPA é um documento emitido pelo clube da raça rottweiler. Para ter direito a ele, o cão tem que possuir: registro na CBKC; laudo de displasia de quadril e cotovelos em grau aprovado para reprodução, com idade acima de 15 meses no dia da radiografia; ser aprovado no TI; ter as medições corporais feitas por um avaliador capacitado, indicado pelo clube; e ter uma súmula descritiva das características físicas, elaborada por um juiz especialista na raça rottweiler com a qualificação “excelente”.

“Agradecemos à Prefeitura Municipal de Tatuí por seu apoio, nos cedendo esse local lindo para a realização da nossa prova de trabalho e, também, ao nosso patrocinador Zawar Materiais de Adestramento, por estar sempre presente em nossos eventos, apoiando as iniciativas do clube”, completou Cristiane.

Publicidade