Geração de empregos e estabelecimentos de parcerias com o comércio foram os principais temas abordados pelos candidatos à Prefeitura durante a segunda rodada de sabatinas realizada pela ACE (Associação Comercial e Empresarial de Tatuí).
Participaram das reuniões os candidatos Maria José Vieira de Camargo (Maria José Gonzaga – PSDB) e Rogério de Jesus Paes (Rogério Milagre – PRTB). As entrevistas foram realizadas entre quarta-feira e quinta-feira, 28 e 29 de setembro, respectivamente.
A iniciativa de convidar os candidatos para participar de sabatina na ACE é inédita. Na semana passada, compareceram os candidatos José Guilherme Negrão Peixoto (Guiga – PSC) e José Manoel Correa Coelho (Manu – PMDB).
A candidata do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) afirmou estar preocupada com o desemprego. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social, a cidade perdeu 395 postos de trabalhos formais nos sete primeiros meses do ano.
“Vamos cuidar de Tatuí. Vamos ter o Gonzaga (Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, ex-prefeito), que vai fazer a ponte entre Tatuí e São Paulo. Ele é bem relacionado com o governador, políticos influentes e vai trazer para cá o Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade)”, afirmou.
Como modo de melhorar a atratividade local, Maria José prometeu intensificar a limpeza urbana, melhorar a pavimentação de ruas e a iluminação da região central. A candidata afirmou, ainda, que pretende incentivar a abertura de pequenas empresas, para ajudar na geração de empregos.
Questionada sobre as ações na segurança pública, caso seja eleita, a candidata se comprometeu a colocar a Guarda Civil Municipal nas praças, de forma a inibir os roubos, furtos e consumo de drogas.
“Eu não ando sozinha em uma praça à noite, ninguém passa. Eu vou colocar a Guarda Municipal nas praças. Isso é uma necessidade. Vemos menores circulando, bebendo, até usando drogas”, declarou.
O candidato pelo PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) apresentou propostas para aumentar a geração de vagas de trabalho.
De acordo com Milagre, caso eleito, ele buscará empresas e investimentos para Tatuí, oferecendo isenções de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), algo já implantado na cidade por meio do Pró-Tatuí (Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Social do Município de Tatuí).
“Nós queremos fortalecer a geração de empregos indo atrás das empresas que estão fora da cidade, oferecer isenção de impostos, dar uma infraestrutura boa, para que elas possam vir e ficar em Tatuí. Dessa forma, tentaremos atrair investimentos para a cidade”, disse.
O candidato afirmou que quer explorar o potencial de turismo cultural. Sede do maior conservatório de música da América Latina, Tatuí “poderia receber eventos como festivais de música, teatro e artes”, de acordo com Milagre.
A iniciativa de estabelecer parceria entre a Prefeitura e o CDMCC (Conservatório Dramático e Musical de Tatuí “Dr. Carlos de Campos”) poderia, ao mesmo tempo, “mostrar o trabalho feito por alunos da instituição e dar lazer de qualidade para a população”.
“Queremos formar o turismo cultural, atraindo gente da região para vir para a nossa cidade ver os nossos festivais, trazendo recursos para cá”, declarou.
Milagre prometeu que daria “uso adequado” aos recursos da Prefeitura. “Quando o dinheiro é usado adequadamente, temos uma saúde melhor, uma educação mais eficiente, uma cidade melhor”, apontou.
A iniciativa da ACE foi elogiada pelos dois postulantes à Prefeitura. Maria José afirmou que, se eleita, “deixará as portas abertas” para a associação, para ouvir os comerciantes e estabelecer parcerias.
“Neste momento de crise, contaremos com a força do comerciante, vamos estabelecer parcerias entre a Prefeitura e a associação. Nós queremos atender às necessidades deles, pois o comércio gera muitos empregos na nossa cidade e tem uma importância grande”, afirmou.
Milagre classificou como “importante” a iniciativa dos comerciantes em receber políticos para discutirem o futuro da cidade. Se eleito, ele garantiu uma “união” entre o poder público e a ACE.
A presidente da ACE, Lúcia Bonini Favorito, afirmou que a organização sempre estará “aberta ao diálogo” com os políticos. A comerciante pediu “uma mão forte” para governar a cidade e resolver “problemas que atingem Tatuí”.
“Neste domingo, que vença o melhor. Tatuí precisa de um comando bom, uma mão forte, e estaremos entregues nas mãos de quem vai votar. Peço que todos pensem bastante em quem votar e façam isso corretamente nessa eleição”, afirmou.
De acordo com a presidente, a maior preocupação dos associados é com a geração de empregos, que impacta diretamente na renda em circulação pela cidade – em especial, no comércio.