Neste domingo, 27, a avenida Cônego João Clímaco, conhecida como Avenida das Mangueiras, recebe a primeira Feira de Economia Criativa “Zabumba”, nas proximidades da Câmara Municipal.
O evento é uma iniciativa do EduCrescere, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e acontece das 9h às 18h.
Conforme divulgado pela organização, o objetivo é fomentar o empreendedorismo, o turismo, a cultura e a economia criativa, além do “consumo consciente” de produtos.
A organização destaca que a feira reunirá, aproximadamente, 25 estandes de profissionais que realizam trabalhos nos segmentos de artesanato, bem-estar, acessórios, música e gastronomia, entre outros.
Um dos participantes será o Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí). A presidente da entidade, Sônia Maria Ribeiro da Silva, conta que a equipe apresentará a linha de produção gastronômica, com beliscão, maçã do amor, escacatina e bolachinhas de aveia.
Já no artesanato, haverá a apresentação da linha “SouTatuí”, com peças confeccionadas com tecidos 100% algodão, trabalhadas com estampas musicais, remetendo ao título de “Capital da Música” – pelo qual Tatuí é reconhecida nacionalmente.
Conforme Sônia, a renda ajudará a trazer uma renda extra para os cursos da entidade e também para o bazar de Natal, a ser realizado em dezembro.
“Temos que comprar muita coisa. Em novembro, os centros de capacitação já começam a produção dos materiais para serem vendidos, e nós vamos precisar de material. Portanto, já é uma renda extra”.
Além disso, a presidente destaca que a iniciativa é pioneira na cidade e “pode ser positiva para valorizar o trabalho artesanal e incentivar o consumo consciente”. Também haverá apresentações musicais, oficinas e outras atividades para adultos e crianças. A entrada é gratuita.
Entre os profissionais confirmados pela organização, encontram-se: Le Gelia, Na Bertolai, Comida que Faz Bem, Kombosa Burger, Mister Way Drinks, Kbrera Beer, Dana Gelaninha Gourmet, Hanuni e Kozinha.
A programação ainda inclui a instalação “Cama de Gato Gigante”, voltada a crianças de quatro a dez anos, às 10h30; oficina de yoga com a “Giragente”, às 11h; e apresentação de “Deborah na Fazenda”, com plantas comestíveis e não convencionais, às 11h30.
No período da tarde, as atrações culturais voltam às 13h30, com a oficina infantil “Pannu”, promovendo a confecção de bonecas abayomi e a contação de história.
Às 14h, acontece a apresentação musical de João Ferreira, seguida da equipe do projeto Giragente, que demonstrará a “dança circular”, às 15h.
A programação continua às 15h30, com show de Ananda Jacques. Às 16h, Thiago Martins falará aos participantes sobre “Empreendedorismo e Mídias Sociais”. A programação se encerra com show de Lo Cangaceiro, que deve começar às 17h.