AC Prefeitura
Até ontem, terça-feira, 25, o município já havia vacinado 1.080 meninas, com idades entre 11 e 13 anos, contra o papilomavírus humano (HPV), desde o início da campanha de vacinação, no dia 10.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, o número representa 37,5% do total de meninas que precisam ser vacinadas em Tatuí.
“Ao todo, são 2.876 meninas de 11 a 13 anos na cidade, e nós temos que vacinar pelo menos 80% delas”. Marilu informa que a procura ainda está pequena, mas acredita que será possível atingir a meta.
Para isso, o município realizará o “Dia D” de vacinação contra o vírus HPV, em 5 de abril, sábado. Nessa data, todos os postos da rede pública de saúde estarão abertos para dar oportunidade às mães que não podem levar as filhas durante a semana.
“Conversando com funcionários das unidades básicas de saúde (UBS), eles dizem que todo dia tem procura pela vacina, mas não chega a formar filas”, relata a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Embora a campanha aconteça até 10 de abril, a vacina continuará disponível nos postos de saúde depois dessa data. As UBSs ficam abertas de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h. E é preciso levar RG, cartão do SUS e carteira de vacinação.
“A vacina é segura e proporciona a imunização a quatro tipos de vírus. Dois deles são, inclusive, responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero”, explica Marilu.
Ela também ressalta que a vacina não substitui os exames preventivos com o ginecologista. “Mesmo imunizadas, é preciso fazer o ‘papanicolau’, pois esse é o método mais eficaz de diagnosticar o câncer precoce”, frisa.
Meta estadual
Nas duas primeiras semanas da campanha de vacinação contra o vírus HPV, o Estado de São Paulo vacinou 451,4 mil meninas com idades entre 11 e 13 anos (56%), segundo balanço parcial da Secretaria de Estado da Saúde.
A meta é imunizar 808,3 mil meninas dessa faixa etária até o dia 10 de abril. Esse número corresponde a 80% do total de 1.010.397 adolescentes paulistas do sexo feminino, que constituem o público-alvo da vacinação.
Para isso, aproximadamente 5.000 postos de saúde, com horário de funcionamento das 8h às 17h, foram abastecidos com as vacinas contra o HPV para a aplicação da primeira dose.
Em 2014, o esquema vacinal será destinado às adolescentes com 11, 12 e 13 anos e dividido em três etapas. A segunda dose da vacina deve ser aplicada seis meses após a primeira.
Já a terceira dose, que funciona como reforço, deve ser aplicada cinco anos após a primeira. Em 2015, a vacina contra o HPV será destinada às meninas com idades entre 9 e 11 anos, também dividida em três etapas.
Sobre o HPV
O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada.
Sua principal forma de transmissão é via relação sexual, mas também há contágio entre mãe e bebê durante a gravidez ou parto.
Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas. Em alguns casos, também ocasiona o surgimento de verrugas genitais.
Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para quadro de câncer genital, como o de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.