Mais de 70 noivos procuram o ‘Casamento Comunitário’





As inscrições para ao primeira edição do Casamento Comunitário do ano superaram as expectativas do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí. Foram abertas 50 vagas, mas, até a segunda-feira, 7, mais de 70 casais já haviam se inscrito, segundo a presidente do FSS, Ana Paula Cury Fiuza Coelho.

“A nossa fila de espera é de, aproximadamente, 20 casais. Nós fazemos uma triagem pela renda e damos prioridade para os que não têm condições”, disse a primeira-dama.

De acordo com Ana Paula, apesar da grande procura e da fila de espera, as chances de uma nova cerimônia neste ano são pequenas.

“É difícil ter mais um casamento neste ano, pois é um evento muito grande, precisamos de muitos funcionários, de voluntários. O que pode acontecer é chamarmos os casais da fila em caso de desistências”, explicou.

Apesar de o número de vagas ter sido superado pela procura, as inscrições ainda estão abertas. Os interessados podem se dirigir à sede do FSS, à praça Martinho Guedes (Praça da Santa), 12. O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, de segunda-feira a sexta-feira.

Os noivos devem apresentar a carteira de identidade (RG), CPF (Cadastro de Pessoa Física), certidão de nascimento, comprovante de renda e uma foto 3 por 4.

Os casais economizarão R$ 359,06, pelo fato de os trâmites do cartório serem gratuitos, além de ganharem alianças e terem o custeio dos trajes pagos pela organização.

O casamento será realizado na praça Antônio Prado (Concha Acústica). A previsão é de que aconteça no dia 4 de junho.

No ano passado, participaram cerca de 70 pessoas da organização do casamento comunitário. Na ocasião, os 43 noivos receberam as bênçãos ecumênicas do padre Milton de Campos Rocha, da Capela Lar São Vicente de Paulo, e do bispo Nilton José Alves, da Igreja do Evangelho Quadrangular.

A decoração e o cerimonial ficarão a cargo de Jorge Rizek, diretor do Departamento de Cultura e Desenvolvimento Turístico.

“O Rizek tem know-how em casamentos, e ele não faz feio. Sempre faz uma festa bem bonita e investe bastante em decoração. Temos a parceria com o departamento dele, que nos ajuda bastante, até no cerimonial”, contou.

Os vestidos de noiva e os ternos são emprestados pela equipe do Fundo Social. Brindes e uma viagem são sorteados durante a cerimônia coletiva. Os casais foram presenteados com um bolo, para comemorar com a família.

“O Coop doou os bolos e o pessoal da nossa cozinha enfeita e recheia. A Caixa Econômica colaborou com R$ 15 mil, que ajudaram na compra de alianças, na decoração, com o pagamento da orquestra”, afirmou.

Antes da cerimônia de casamento, as 50 nubentes terão o “Dia da Noiva”. Elas se reunião no centro de capacitação da vila Esperança para serem maquiadas, fazerem as unhas, os cabelos e se vestirem para o grande momento.

A preparação das noivas contou, no ano passado, com a colaboração da equipe da perfumaria Boticário, que ajudou na maquiagem. Os retoques finais ficaram a cargo da cabeleireira Marisa Galvão.

“Preparar uma noiva é difícil, imagina 50. Nós ficamos loucas aqui. Oferecemos almoço para elas, que passam o dia todo aqui conosco se preparando. Elas fazem unha, cabelo, se maquiam. O ‘staff’ é enorme”, afirmou.

No ano passado, segundo Ana Paula, um grupo de fotógrafos que se reúne no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” sorteou um álbum de casamento para um dos casais.

“Nós fazemos de tudo para que esse dia seja perfeito para as meninas. No ano passado, duas irmãs casaram no mesmo dia e um casal de idosos que participou, também. Acho muito lindas essas histórias”, declarou Ana Paula.