Mais de 60 atletas mirins participam do ‘Torneio Kids’ na pista municipal

A caráter, professores entregam medalhas às crianças que subiram ao pódio (foto: AI Prefeitura)

O setor de corrida e atletismo pertencente à Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizou na manhã de domingo, 9, o “Torneio Kids de Atletismo”.

A pista municipal de atletismo do Centro Esportivo “Major Sílvio de Magalhães Padilha” foi palco de dezenas de provas, em diferentes distâncias, para 63 crianças de 5 a 15 anos.

O Cosc (Centro de Orientação e Serviços à Comunidade) possui parceria com o setor de corrida e atletismo e participou do evento com 30 atletas mirins.

Aconteceram as competições entre provas de: 50 metros para crianças de cinco e seis anos; 60 metros para corredores de sete e oito anos; 80 metros e outra de 200 metros para atletas de nove e dez anos.

Corredores de 11 a 13 anos puderam disputar provas de 100 e 200 metros, assim como atletas de 14 e 15 anos tiveram a oportunidade de escolher participar de baterias com os mesmos percursos.

Na prova de 50 metros para crianças de cinco e seis anos, Leone Brandão foi o vencedor e Théo Silveira, o segundo colocado. Entre as meninas, Nalu Silveira foi a campeã, seguida por Heloísa Silveira.

Conforme o professor José Mesquita dos Santos, organizador do evento, Brandão venceu todas as corridas que participou neste ano. Entre as oito provas que disputou, o corredor mirim conquistou até uma bicicleta, na quinta edição do Circuito Caixa de Maratoninha, organizada pela Caixa Econômica Federal, em Sorocaba, em junho.

No trajeto de 60 metros para corredores de sete e oito anos, Lucas Hiroshi ficou à frente de Alisson Arcanjo, na disputa dos garotos, e Lívia Stefani superou Beatriz Ramos, na prova das meninas.

A corrida de 80 metros para crianças de nove e dez anos, tanto na disputa masculina como na feminina, foi disputada em duas baterias.

Entre os meninos, o campeão da primeira bateria foi César Kaique de Campos. Raikone Márcio de Moraes foi o segundo e Felipe Rafael Barbosa Carriel, o terceiro.

A segunda bateria masculina foi conquistada por Pedro Henrique Ribeiro Machado. O vice-campeão foi Yuri Diogo Shiavone, seguido do terceiro colocado, Augusto Cruz Nunes.

Na disputa feminina, Giovana da Cruz foi a campeã, Yasmin Leonel Sandoval, a vice, e Nicole Vitória Florentino dos Santos, a terceira melhor colocada da primeira bateria.

Na segunda bateria, Maria Luiza Rolim subiu ao lugar mais alto do pódio, seguida por Isabele de Oliveira e Maria Júlia Arvelos, na segunda e terceira posições, respectivamente.

Na disputa de cem metros para atletas de 11 a 13 anos, Felipe Altair Chierici venceu a prova masculina, à frente do vice, Yuri Hebert, e do terceiro, João Vitor Lopes Ferreira. Entre as meninas, novo título de Maria Luiza, que superou Ana Clara.

Emili Cardoso percorreu cem metros em menor tempo que Ágatha Beatriz de Moraes e venceu a disputa feminina de atletas de 14 e 15 anos.

Na disputa masculina, houve duas baterias: na primeira, o campeão foi Brayan Foster, o segundo, Giovani Paulo Brito e o terceiro, Lucas Florentino dos Santos; na segunda bateria, o vencedor foi Silvio Carmo dos Santos, o segundo, Robert Gabriel de Moura e o terceiro, Wendel Rolbes da Cruz.

Ainda aconteceram as disputas com trajeto de 200 metros. Para meninas de nove e dez anos, Giovana, Yasmin e Nicole repetiram o pódio da prova de 80 metros.

As meninas que venceram o percurso de 200 metros foram: Maria Luiza, de nove a dez anos; Maria Eduarda de Almeida, de 11 a 13 anos; e Emili, de 14 a 15 anos.

Entre os garotos, houve duas baterias para os corredores de nove e dez anos: a primeira foi vencida por Campos, seguido por Moraes e Machado; na segunda bateria, o campeão foi Pedro Henrique Batista, o segundo colocado, Ferreira e o terceiro, Cruz.

Já a classificação final do percurso masculino de 200 metros foi a seguinte: na primeira bateria, venceu Brito, à frente de Florentino dos Santos e Foster; na segunda bateria, vitória de João Pedro, seguido por Chierici e Moura.

O evento ainda promoveu provas para adultos iniciantes. De acordo com o regulamento, os atletas deveriam percorrer, em caminhada, o trajeto de 400 metros da pista de atletismo sete vezes em até 30 minutos, para receberem as medalhas.

Entre as 21 mulheres inscritas, as alunas do projeto de caminhada do setor de corrida e atletismo dominaram o pódio. Valnice Fogaça precisou de 20 minutos e 57 segundos para vencer a prova. Regina Rodrigues foi a segunda e Cíntia Aparecida Gomes, a terceira.

Entre os homens, Januário Cláudio terminou o trajeto em 20 minutos e 52 segundos, ficando à frente do concorrente Dorival Campos.

Conforme Santos, o evento arrecadou mais de cem quilos de alimentos para a montagem de cestas básicas a serem entregues a famílias carentes do município no Natal.