Mais de 350 alunos participam da formatura do Proerd Kids

Programa do estado de SP em Tatuí somou quatro escolas

Quatro Emefs participantes desta edição (AI Prefeitura)
Da redação

Na manhã de terça-feira, 28 de novembro, no ginásio da A.A. XI de Agosto, aconteceu a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Tatuí, uma iniciativa da Polícia Militar do estado em parceria com a prefeitura, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.

A cerimônia contou com 358 alunos dos primeiros anos do ensino fundamental da rede municipal, que participaram do “Proerd Kids”, além de professores, pais e familiares.

A solenidade teve início com o Hino Nacional Brasileiro e o Hino a Tatuí, seguidos pela história do Proerd Kids, programa específico aos alunos dos primeiros anos do fundamental, que tem o objetivo de conscientizar sobre a responsabilidade de solicitar ajuda em casos de emergência, por meio dos números 190 e 193.

A intenção também é “mostrar as vantagens de obedecer às regras e às sinalizações de trânsito”; alertar sobre o perigo de ingerir produtos não alimentares; e mostrar a “importância de observar o que acontece à sua volta”.

Ainda, “como agir quando estranhos se aproximam”; “como descobrir os próprios sentimentos e como controlá-los”, aprender técnicas para reagir de maneira segura às provocações dos colegas; e como enfrentar o bullying.

Os professores e alunos das quatro escolas (Emef “Eugênio Santos”, Emef “Prof. Accácio Vieira de Camargo”, Emef “João Florêncio” e Emef “Teresinha Vieira de Camargo Barros”), participantes do Proerd Kids, receberam certificados.

Eles foram entregues pela instrutora do programa, a cabo PM Carina Bueno, que, junto com os alunos, realizou o juramento do Proerd.

Fizeram uso da palavra: o comandante do 22° BPMI Itapetininga, tenente-coronel Marco Antônio Correa Ramos; o comandante da 2ª Companhia do 22º BPMI Tatuí, capitão Diego Reali Ponciano Machado; e a secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio.

Também estiveram presentes as autoridades: o sargento reformado da PM e antigo instrutor do Proerd em Tatuí, Valdemar Ledo Bonfim; o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Miguel Ângelo de Campos; o diretor estratégico da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Kleber Vieira Pinto; e o secretário de Administração e Negócios Jurídicos, Gustavo Duarte Elias de Almeida.

O encerramento foi marcado pela tradicional coreografia e canção do Proerd, com a presença do “Leão Dare”, que tem o nome inspirado no programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (Educação para a Resistência ao Abuso de Drogas – em tradução livre), surgido em 1983, que inspirou a implantação deste mesmo projeto no Brasil, em 1993, com o nome de Proerd.