Da reportagem
Os estudantes da rede municipal de ensino começaram o ano letivo recebendo, de forma gratuita, mais de 11 mil kits de material escolar. A entrega ocorreu no primeiro dia de aula, segunda-feira, 7.
Os primeiros kits foram entregues pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, durante a cerimônia de abertura do ano letivo 2022, no Conservatório de Tatuí. Os outros alunos receberão os kits na própria unidade de ensino.
Cardoso Júnior contou a O Progresso de Tatuí que mais de 11,3 mil alunos estão sendo contemplados com novos materiais escolares. Conforme ele, o número corresponde ao total aproximado do alunado atendido pela rede municipal.
Os kits são destinados a todos os estudantes matriculados, abrangendo o ensino infantil, fundamental I, fundamental II e EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Cada material é montado de acordo com a faixa etária e etapa de ensino.
O prefeito classificou a entrega como uma ação de grande importância, uma vez que a cessão aconteceu já no primeiro dia de aula. Ele explicou que priorizou os repasses logo no início do ano letivo “para que os pais dos alunos não precisassem se preocupar com gastos extras”.
“A ação é muito importante para garantir que todos os alunos tenham direito a um kit de material completo e de qualidade. Com isso, todos podem ter o mesmo material, inclusive os alunos em situação de vulnerabilidade social. Este é nosso maior objetivo”, destacou Cardoso Júnior.
Os materiais entregues ao ensino infantil contam com agenda escolar, caderno de desenho, apontador, borracha, caixas de canetinha, giz de cera e lápis de 12 cores. Ainda compõem os kits: cola branca, lápis preto, massinha de modelar (com seis cores), pincel, tesoura sem ponta e caixa de guache (seis cores).
A agenda serve para que possa ser feito o acompanhamento escolar das crianças, junto com a mochila, os recados dos professores e o rendimento escolar. Já os demais itens da caixa são de uso coletivo. A unidade escolar administra o material e repõe ao aluno conforme a necessidade diária.
Para o ensino fundamental I (primeiro ao quinto ano), a caixa é composta por 24 itens, incluindo quatro cadernos de brochura, um caderno de desenho, uma régua, duas caixas de lápis de cor, quatro lápis pretos, quatro canetas, dois apontadores, três borrachas, um tubo de cola, uma caixa de giz de cera grande e uma caixa de guache.
Já o ensino fundamental II (do sexto ao nono ano) recebe dois cadernos universitários, um caderno universitário reciclado e outro de desenho, uma régua, uma caixa de lápis de 12 cores, oito lápis pretos, seis canetas esferográficas azuis, três canetas vermelhas, dois apontadores, três borrachas, um tubo de cola e uma tesoura.
Neste ano, todos os kits também contam com mochila, e as capas dos cadernos são personalizadas com uma estampa que reproduz o portal de entrada do município.
Durante a cerimônia desta segunda-feira, também foram apresentados os novos uniformes, que tiveram alteração nas cores das camisetas, de branca para azul. Eles deverão ser entregues às crianças e jovens nas próximas semanas.
O kit será composto por camisetas, bermudas e shorts-saia. Assim como no ano passado, cada aluno receberá duas camisetas e uma peça superior (bermuda ou short-saia).