Maioria opina que o Ideb não condiz e que o ensino é ‘pior’





Das nove escolas estaduais no município avaliados pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2013, apenas três atingiram nota projetada para este ano. Entre as escolas municipais de ensino fundamental, das 25 avaliadas, 12 atingiram a meta estipulada ou ultrapassaram a nota projetada.

Os números são divergentes, mas para a maioria dos leitores do bissemanário, estão fora da realidade local. Em pesquisa virtual realizada pelo jornal O Progresso ao longo de uma semana, a maioria dos leitores respondeu que as notas obtidas pelas unidades de ensino não refletem a realidade.

Na votação, 52% dos leitores afirmaram que as notas não condizem com a realidade porque “consideram o ensino pior que o avaliado”. Em contrapartida, quase metade, 42% dos participantes, opinaram que as notas refletem, “sim”, a realidade do município.

Apenas 6% dos leitores que participaram da pesquisa aberta à votação na tarde de sábado, 4, disseram que as notas das unidades não condizem com a situação local “porque consideram o ensino melhor que o avaliado” pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) “Anísio Teixeira”.

A enquete recebeu votos dos leitores até a tarde de sexta-feira, 10. Ela é realizada semanalmente pelo bissemanário, podendo ser acessada em “O Progresso Digital”. O endereço é o www.oprogressodetatui.com.br. Na página principal do bissemanário, os leitores podem participar e conferir resultado parcial.

Os votos são computados e têm resultado finalizado divulgado na edição impressa do jornal. O Progresso promove a enquete virtual para mensurar a opinião de seus leitores sobre temas que são de relevância para o município.

São colocados à análise dos leitores assuntos como as ações desenvolvidas pelo Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes). O órgão anunciou que, nos próximos dias, vai retomar a programação local da “Semana Nacional de Trânsito” (reportagem nesta edição).

As atividades haviam sido interrompidas por conta das eleições gerais, realizadas no domingo da semana passada, dia 5. O motivo era o receio por parte dos motoristas de que os materiais a serem entregues pelos agentes de trânsito tivessem conotação política. A semana teve início no dia 15 de setembro.

Ela prevê distribuição de panfletos educativos e consiste em ciclo de eventos voltados à conscientização dos motoristas sobre o tema “Cidade para as Pessoas – Proteção e Prioridade ao Pedestre”. Com base na iniciativa, o jornal pergunta: “Você acredita que eventos de conscientização como a Semana do Trânsito podem se reverter em ações práticas de melhoria do trânsito?”.

As respostas são “sim” e “não” e podem ser escolhidas pelos leitores a partir da tarde deste sábado, 11. Os votos se encerram na tarde da próxima sexta-feira, 17, com a publicação do resultado final na edição que circula no domingo, 19.