Maioria não se diz otimista em 2019 quanto a mais empregos

Indicando quase empate, pequena maioria dos que participaram, nesta semana, da enquete promovida pelo jornal O Progresso em seu portal de notícias (www.oprogressodetatui.com.br) apontou não estar otimista quanto à perspectiva de que 2019 terá a abertura de “bem mais” empregos formais que 2018.

Essa foi a indicação de 53% dos participantes, ao passo que outros 47% assinalaram estar esperançosos de que este ano venha a oferecer muito mais vagas formais de trabalho.

A pesquisa teve o tema “emprego” em razão de 256 novas vagas formais terem sido geradas em 2018, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Os dados foram divulgados no dia 23 de janeiro, pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia.

Conforme o mediador de negociações coletivas da Agência Regional do Ministério do Trabalho, Antônio Carlos de Moraes, os números oscilam, mas a cidade vem mantendo uma média de contratações “dentro do aceitável”. Além disso, ele mantém as expectativas de reaquecimento do mercado de trabalho em 2019.

A partir deste sábado, 2, a enquete apresenta outro assunto: os supostos casos de sequestro compartilhados por redes sociais.

Conforme já publicado em reportagem por O Progresso, no mês de janeiro, relatos sobre sequestros de crianças em bairros de Tatuí multiplicaram-se em redes sociais, causando alarde.

Contudo, autoridades responsáveis pela segurança pública local informaram não existir nenhum registro de boletim de ocorrência sobre casos do gênero.

As denúncias descreviam, em detalhes, os criminosos, modelos de carros usados nos supostos crimes e, em alguns casos, chegavam a citar placas de veículos, em mensagens repassadas por meio de áudios pelo WhatsApp e Facebook.

Em razão disto, a enquete questiona: “Você acredita nas notícias sem ‘fonte’ compartilhadas por meio de redes sociais?”. A enquete pode ser respondida, a partir deste sábado, 2, com “sim” ou “não”. A votação se encerra na sexta-feira, 8, às 16h30, com publicação do resultado na edição do dia 10 de fevereiro.