Maioria não pretende comemorar a Páscoa, aponta levantamento





Ovos de chocolate e pratos típicos como o bacalhau não devem fazer parte da rotina dos tatuianos no fim do mês que vem. Resultado de enquete virtual promovida pelo jornal O Progresso aponta que a maioria dos leitores não pretende comemorar a Páscoa. A data será celebrada em 25 de março.

A pesquisa recebeu votos até a tarde de sexta-feira, 26. Ela é realizada uma vez por semana e disponibilizada para votação e para acompanhamento dos resultados em “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com).

Na votação desta semana, 63% dos participantes votaram na opção “não pretendo comemorar a Páscoa”. O bissemanário perguntou aos leitores de que maneira eles pretendiam celebrar a data cristã.

Das opções de respostas, a segunda mais votada foi “com ovos de chocolate”. O resultado final mostra que 20% dos participantes votaram nessa resposta. Outros 17% escolheram a opção “com pratos típicos (bacalhau)”.

A questão ligada à religiosidade também está relacionada ao consumo de chocolate. Em Tatuí, além dos industrializados, o mercado de ovos de Páscoa abrange o ramo artesanal. A produção tem sido intensificada a partir deste mês, no qual encomendas estão sendo antecipadas.

Também por conta do período, ações voluntárias são realizadas. Uma delas pela voluntária Circe Machado Bastos, que arrecada ovos de chocolate e providencia a distribuição a crianças carentes (reportagem nesta edição).

Com base em outro assunto, O Progresso promove nova enquete semanal. Desta vez, a pesquisa terá como tema o desemprego, comentado pelo presidente do Sindmetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí e Região), Ronaldo José da Mota.

De acordo com ele, as indústrias do setor metalúrgico locais fecharam 120 postos em janeiro. Mota informou que a previsão para os próximos meses é que os trabalhadores não sejam recontratados pelas indústrias locais.

Levando em conta essa perspectiva e os números de demissões, a enquete traz a questão: “Em sua opinião, você acredita que o mercado de trabalho local deve melhorar ou piorar neste primeiro semestre?”. As respostas são “melhorar” e “piorar” e podem ser escolhidas a partir da tarde deste sábado, 27, até a próxima sexta-feira, 4 de março. O resultado será divulgado na edição do dia 6.