Maioria ‘culpa’ motoristas por acidentes com vítimas fatais

Metade das pessoas que participou da enquete promovida pelo jornal O Progresso ao longo desta semana, em seu portal de notícias (www.oprogressodetatui.com.br), respondeu que acredita que as maiores causas de acidentes fatais no trânsito são consequência da falta de responsabilidade dos motoristas.

A pesquisa questionou os leitores sobre vítimas fatais no trânsito e 50% creditaram as mortes à falta de responsabilidade dos motoristas. Na sequência, aparecem: a falta de responsabilidade dos motociclistas, com 23%; o estado de conservação das vias, com 13%; a falta de educação dos pedestres, com 8%; e a falta de fiscalização, com 6% dos votos.

O assunto foi escolhido para a pesquisa devido a reportagem publicada pelo bissemanário na quarta-feira da semana passada, 7, informando sobre queda no número de óbitos neste ano, em relação ao mesmo período de 2017, segundo dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito no Estado de São Paulo (Infosiga).

Conforme o Infosiga, no acumulado dos primeiros nove meses deste ano, aconteceram 21 óbitos, sendo que, no mesmo período de 2017, ocorreram 23. A redução é de 9,13%, o que representa duas vidas preservadas.

A partir deste sábado, 17, a enquete passa a ter como tema as compras de final de ano.  A ACE (Associação Comercial e Empresarial de Tatuí) está incentivando os comerciantes a realizarem promoção na data conhecida internacionalmente como “Black Friday”, na próxima sexta-feira, 23 (reportagem nesta edição).

Segundo o presidente da ACE, Eric Proost, esta é uma data muito esperada não só pelos lojistas, mas pelos consumidores, que poderão adquirir produtos com preços mais acessíveis.

Em função disso, a enquete pergunta: “Você aguarda as ofertas da ‘Black Friday’ para realizar suas compras?”.

A enquete pode ser respondida, com sim ou não, até às 16h30 da próxima sexta-feira, 23. O resultado será publicado na edição do dia 25.