Maioria afirma preferir gastar comemorando com namoro





Pesquisa virtual realizada pelo jornal O Progresso, por meio do site www.oprogressodetatui.com.br, apontou que a maioria dos leitores prefere gastar dinheiro com o Dia dos Namorados, o que somou 83% de votos.

Do total, 17% optaram por gastar dinheiro com a Copa do Mundo. O questionamento permaneceu no site do jornal de sábado, 31, até a tarde de sexta-feira, 6.

A enquete baseou-se na reportagem “Copa pode prejudicar vendas no comércio no Dia dos Namorados”, publicada na edição de domingo, 1o.

Pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) apontou que o comércio varejista teve resultados “desanimadores” nas vendas de Páscoa e do Dia das Mães e, por isso, já se prepara para um Dia dos Namorados fraco.

De acordo com a pesquisa, o crescimento das vendas para essa data comemorativa deve ser de apenas 1%. Conforme a CNDL, se a previsão se confirmar, será o resultado mais fraco dos últimos cinco anos.

Segundo o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, a abertura do Mundial vai concorrer, de certa forma, com o Dia dos Namorados.

Lúcia Bonini Favorito, presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial), afirmou não estar tão pessimista quanto Pellizzaro Junior, mas reconhece que o consumo pode ser menor neste ano.

“Para o Dia dos Namorados, os comerciantes já estão preparados para um volume menor de vendas, principalmente pelos gastos que os consumidores terão com a Copa”, afirmou Lúcia.

Conforme a presidente da ACE, os comerciantes da cidade estão tentando adiantar as vendas, para que o consumo não caia muito.

O Dia dos Namorados costuma ser a terceira data mais lucrativa para o comércio, ficando atrás, somente, do Natal e do Dia das Mães.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) orienta os comerciantes que elaborem vitrines contendo os dois temas.

A instituição disponibiliza, no site www.sebraesp.com.br, cartilhas orientando sobre como organizar as vitrines e montar kits temáticos.

Nesta semana, o jornal questiona a população sobre mobilidade urbana. Entre segunda-feira, 2, e sábado, 7, a Prefeitura realiza audiências sobre o PD (Plano Diretor).

Na quarta audiência pública, realizada quinta-feira, 5, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, afirmou que a maioria da sugestões apresentadas ao PD está relacionada à mobilidade urbana (reportagem nesta edição).

Com base nisso, O Progresso questiona: “Você entende que o maior problema da cidade é a mobilidade urbana?”. As respostas são: “sim” e “não”.

A enquete permanecerá no site do jornal da tarde de sábado, 7, até sexta-feira, 13. O resultado será divulgado na edição do próximo domingo, 14.