Maestro João Carlos Martins estará ‘abrindo’ 8ª edição da Feira do Doce

Ícone da música clássica no Brasil regerá a Orquestra Sinfônica de Tatuí

Eduardo Augusto, Cardoso Júnior, maestro Martins, Renan Cortez e Cassiano Sinisgalli (foto: Prefeitura de Tatuí)
Da reportagem

A Feira do Doce de Tatuí contará com a presença do maestro João Carlos Martins na abertura de sua oitava edição. O músico regerá a Orquestra Sinfônica de Tatuí – grupo coordenado pelo maestro Eduardo Augusto – no dia 8 de julho, às 20h, na Praça da Matriz.

O convite foi formalizado pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, que se encontrou com o maestro na quarta-feira, 23, em São Paulo. Com ele, esteve o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli, o vereador Renan Cortez (MDB) e o maestro Augusto.

Na reunião, a assessoria de comunicação da prefeitura divulgou que Martins “mostrou-se muito entusiasmado em retornar a Tatuí e fez menção positiva ao Conservatório local, que é uma referência internacional”.

Sinisgalli disse que as tratativas para consolidar a vinda do maestro levaram 40 dias. “Foi necessário fazer alguns ajustes na agenda dele, para que conseguisse estar presente. É motivo de muito orgulho para a nossa cidade recebê-lo”, comentou Sinisgalli, acrescentando que Martins virá “espontaneamente”.

Durante o almoço que a equipe teve na casa de Martins, foram apresentadas informações sobre a Feira do Doce e a Orquestra Sinfônica de Tatuí. “A ideia, ainda em estudo, é trazer o maestro pra ser patrono da orquestra”, destacou.

A oitava edição da Feira do Doce tem expectativa de reunir público de mais de 100 mil pessoas. O evento está programado para acontecer na Praça da Matriz, de 7 a 10 de julho, sempre das 10h às 22h.

A Feira do Doce, ao longo dos últimos anos, tornou-se o maior evento turístico, cultural e gastronômico de Tatuí. “Após dois anos – por causa da fase aguda da pandemia da Covid-19 -, a Feira do Doce voltará a ser realizada, fomentando o turismo local e a economia criativa com o objetivo fundamental de valorizar os produtores de doce, com o intuito de promover a cidade turisticamente como a Terra dos Doces Caseiros, que desde 1952 vem fazendo história”, declarou Sinisgalli.

O evento faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo, através da lei estadual 15.844/2015. Com esse reconhecimento, consolidou-se como o maior evento do segmento doceiro do interior paulista, comercializando mais de 250 tipos de doces. Em sua oitava edição, serão 60 expositores locais.

Na Feira do Doce, também é realizado o Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, que conta com mais de 40 horas de apresentações de agrupamentos musicais dos mais variados gêneros.

Monitoramento

A prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e da Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com as empresas Painel e Intelbras, terá na Feira do Doce um sistema de monitoramento em tempo real, com o intuito de coibir furtos, roubos e eventuais brigas.

Serão utilizadas nove câmeras, duas delas com monitoramento em 360 graus, duas para contagem de público, quatro de controle de acesso e uma no interior da base móvel da GCM, onde está localizado o sistema de monitoramento.

Todo o sistema, que também foi usado recentemente na tradicional Oktoberfest, de Blumenau (SC), dispõe da tecnologia OCR, que permite a identificação facial das pessoas.